Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sarney diz que Senado vai regularizar Imposto de Renda sobre ajuda de custo

    Publicado por Senado
    há 12 anos

    Indagado mais uma vez nesta segunda-feira (15) sobre a notificação da Receita Federal para que senadores e ex-senadores recolham imposto de renda sobre ajudas de custo recebidas no período entre 2007 e 2011, o presidente do Senado, José Sarney, disse que a questão está sendo resolvida pela Primeira-secretaria e pela Diretoria da Casa.

    VEJA MAIS Mesa do Senado define pagamento do IR sobre ajuda de custo de senadores

    A ajuda de custo não foi tributada porque normas como o Decreto Legislativo 7 de 1995 definem esses recursos como de natureza indenizatória. A Receita Federal, porém, entendeu que os recursos têm caráter remuneratório, sendo necessária a aplicação do desconto de 27,5% referente ao IR.

    No final de setembro, a Mesa do Senado decidiu que a Casa iria arcar com o pagamento do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) referente ao período. Na avaliação de Sarney, pode ter havido uma mudança de entendimento sobre a questão por parte da Receita.

    - O que nós achamos é que na realidade a Receita teve uma dupla interpretação porque, se no passado ela agiu assim, agora ela está agindo de maneira diferente, mas já extinguimos esse salário e vamos agora regularizar a situação – disse Sarney, lembrando que em maio, o Senado aprovou o fim da ajuda de custo paga aos parlamentares federais no início e no fim do ano, conforme disposto no Projeto de Decreto Legislativo 71/2011.

    A proposta determina que os valores sejam concedidos apenas no início e no fim de cada mandato. A matéria está em tramitação na Câmara dos Deputados.

    • Publicações54073
    • Seguidores268532
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sarney-diz-que-senado-vai-regularizar-imposto-de-renda-sobre-ajuda-de-custo/100124179

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)