Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PSDB quer explicações sobre maquiagem nas contas públicas ainda durante recesso

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Alegando que o governo federal maquiou as contas públicas para atingir o superávit fiscal registrado em 2012, o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) apresentou um requerimento para que os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Miriam Belchior, compareçam ao Congresso Nacional para prestar esclarecimentos. Ao entregar o requerimento na tarde desta terça-feira (8), o líder do PSDB na Câmara defendeu a audiência com os ministros ainda durante o recesso parlamentar, que termina em 1º de fevereiro.

    Sampaio reiterou as acusações de que o governo promoveu "manobras contábeis" para aumentar suas receitas – e, portanto, o superávit. Entre as manobras estariam, segundo o deputado, a antecipação de dividendos à União por parte da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a compra de ações da Petrobras pelo BNDES – esta última com o objetivo de utilizar os recursos do Fundo Soberano.

    – As manobras contábeis foram feitas para evidenciar o que não ocorreu, ou seja, que o governo teria arrecadado mais do que gastou – frisou.

    O deputado do PSDB também disse que "manipulações" desse tipo provocam desconfiança nos investidores, "pois demonstram que as finanças públicas não são tratadas de forma séria e transparente".

    – Isso tem consequências drásticas para o país. Faz com que se deixe de investir e, então, a economia deixe de crescer – declarou.

    Ao insistir no comparecimento dos ministros antes mesmo do início da sessão legislativa, em fevereiro, Sampaio argumentou que o caso é grave, demanda explicação imediata e vem sendo destacado tanto pela imprensa quanto por especialistas em economia. Em janeiro, Mantega e Belchior prestariam esclarecimentos à Comissão Representativa, grupo de senadores e deputados federais que representam o Congresso durante o recesso parlamentar.

    Para que os ministros compareçam durante o recesso, será necessário que o presidente do Congresso, José Sarney, marque uma sessão para que se vote e aprove o requerimento. O deputado informou que tentará conversar com Sarney nesta quarta-feira (9).

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações83
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/psdb-quer-explicacoes-sobre-maquiagem-nas-contas-publicas-ainda-durante-recesso/100280050

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)