Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Flexa Ribeiro acusa governo de sucatear a Eletrobrás

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    A gestão da Eletrobrás e a aprovação da Medida Provisória 579/2012 , que reduziu as contas de energia, foram alvo do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) nesta tarde (05). De acordo com ele, “lamentavelmente o governo atropela com medidas provisórias temas que precisariam de entendimento no Congresso”.

    - Ninguém questiona o mérito de uma medida que visa a abaixar as contas de energia. O problema é como se faz isso - disse.

    Ele acredita que a MP teve elaboração incompetente, irrealista e sem embasamento técnico. Para ele, o governo deveria ter aberto mão de receitas próprias em vez de minar a capacidade de investimento de um setor necessário para o crescimento do Brasil.

    – O governo não abre mão de tributos como PIS e Cofins nessas contas e, com isso, criou problemas para a Eletrobrás - afirmou.

    Disse também que as ações da Eletrobrás nunca estiveram num patamar tão ruim e, mesmo assim, os analistas recomendam a venda dos títulos por causa da forte ingerência do governo na companhia e seu uso político.

    Flexa Ribeiro relaciona a MP 579/2012 diretamente com o fato de as ações da Eletrobrás haverem despencado 22% nos últimos seis meses, uma queda dez vezes superior à média observada pelo Ibovespa. A companhia prepara-se para cortar fortemente custos e investimentos, com a expectativa de um prejuízo de R$ 20 bilhões até 2017.

    - O jeito PT de governar o país mina o patrimônio nacional. As grandes estatais, como Eletrobrás e Petrobrás, são pressionadas a tomar medidas sem sentido econômico que prejudicam sua própria solidez – disse, citando artigo do analista Carlos Muller, da Geral Investimentos.

    Flexa Ribeiro também citou o artigo de Cláudio Sales, presidente do Instituto Acende Brasil, para quem a MP 579/2012 deu péssimos sinais para quem quer investir no país, porque “o populismo tarifário imposto pelo governo nas estatais asfixiou a capacidade de geração de caixa para a Eletrobrás”.

    MP 579/2012

    A Lei 12.783/2013 , proveniente da MP 579/2012, permite prorrogar por 30 anos as concessões de geração, transmissão e distribuição de energia hidrelétrica e por 20 anos as concessões de geração de energia termelétrica das concessionárias que aceitaram reduzir as tarifas.

    O cálculo das novas tarifas, apresentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no final de 2012, reduz em até 70% a remuneração das concessionárias pelo serviço prestado. Com isso, o governo espera reduzir a tarifa de energia em cerca de 20%, graças à extinção de encargos e à indenização das concessionárias pelos ativos ainda não depreciados de acordo com um novo valor de reposição, também calculado pela Aneel.

    • Publicações54073
    • Seguidores268532
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/flexa-ribeiro-acusa-governo-de-sucatear-a-eletrobras/100376620

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)