Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Idosos com mais de 60 anos poderão receber Benefício da Prestação Continuada

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (19), em caráter terminativo, projeto de lei do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), que garante o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a pessoas a partir dos 60 anos.

    O BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS – Lei 8.742/1993), prevê o pagamento de um salário mínimo mensal a idosos acima de 65 anos e a pessoas com deficiência que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.

    Como o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/ 2003) define a pessoa idosa como sendo aquela com mais de 60 anos, o projeto de lei do Senado 279/2012 visa unificar a idade em 60 anos, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

    Ao apresentar seu parecer pela aprovação, a relatora, senadora Ana Amélia (PP-RS), ressaltou que o compromisso da CAS é com os benefícios sociais que a proposição possa gerar. Se houver impedimentos econômicos ou financeiros, explicou a senadora, a proposta poderá passar ainda pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

    Pela tramitação inicialmente definida, o projeto tem decisão terminativa na CAS e poderá ser enviado à Câmara dos Deputados, caso não haja recurso para votação pelo Plenário. Se for encaminhado ao Plenário, poderá ser apresentado requerimento naquela instância para que a proposição seja examinada pela CAE.

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22488
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/idosos-com-mais-de-60-anos-poderao-receber-beneficio-da-prestacao-continuada/100571124

    Informações relacionadas

    Danilo Verri Bispo, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Benefício de Prestação Continuada (BPC - Loas) ao Idoso com 60 (sessenta) anos.

    Criciúma - pessoa de 62 anos terá benefício assistencial de idoso

    Lemuel Bergsten, Advogado
    Artigosano passado

    Pessoa que nunca contribuiu ao INSS tem direito a algum benefício?

    Alessandra Strazzi, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Qual é mesmo o critério de renda do BPC / LOAS?

    Pâmela Francine Ribeiro, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Modelo de petição Inicial para Benefício Assistencial

    28 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Eu nasci em 1960 63 anos tenho muitos problemas de saúde tem direito em algum benefício? continuar lendo

    O Inss tem que respeitar a Constituição Federal e também o Estatuto do Idoso. As pessoas com 60 anos são pessoas vulneráveis e precisam desse Benefício Assistencial para manter a sua sobrevivência. continuar lendo

    É verdade mas aqui nesse pais de corruptos, eles fazem suas próprias leis desfavorecendo o povo continuar lendo

    Tenho 61 anos não sou aposentado quero saber se tenho direito a algum benefício do governo? continuar lendo

    Boa noite eu tenho 61 anos sou cardiaca e tenho diabete não tenho renda a não ser o bolsa família não consigo trabalhar fora pois tenho angina não posso fazer esforço quero saber se ten continuar lendo