Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

PEC do Trabalho Escravo aguardará definição de regras específicas por comissão especial

Publicado por Senado
há 11 anos

A PEC do Trabalho Escravo ( PEC 57A/1999 ), que permite a expropriação de terras em que se constate a existência de trabalhadores em regime de escravidão, ainda não seguirá para exame do Plenário. Durante a sessão desta quinta-feira (27), o senador Paulo Paim (PT-RS) chegou a solicitar à Mesa que a proposta, aprovada mais cedo na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), entrasse na lista de prioridades das votações da Casa.

VEJA MAIS Acordo permite aprovação da PEC do Trabalho Escravo na CCJ Aloysio Nunes quer acelerar aprovação da PEC do Trabalho Escravo

No entanto, prevaleceu acordo fechado na CCJ de que a PEC aguardaria a definição de duas leis - que servirão para definir o trabalho escravo e para estabelecer um processo judicial próprio para a expropriação - a cargo de comissão mista especial. Paim entendia que a PEC poderia ser aprovada e ficar no aguardo da regulamentação.

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) foi um dos que lembraram o entendimento firmado na comissão.

- Votou-se a PEC do Trabalho Escravo e a garantia de que só virá ao Plenário depois de constituída uma comissão especial que vai definir os critérios do que seria, em termos jurídicos, a definição de trabalho escravo. É esse o entendimento que foi feito.

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), relator da matéria na CCJ, reiterou que o entendimento foi necessário para facilitar a aprovação do projeto. Na semana passada, ele criticou um acordo que teria sido feito na Câmara para que a proposta fosse modificada no Senado e, assim, tivesse de retornar àquela Casa.

Aloysio Nunes explicou que a proposta, por não ser “autoaplicável”, demanda a elaboração de duas leis.

- E foi combinado também que as coisas caminhariam em paralelo, com o objetivo de aprovar a emenda constitucional, evitar que houvesse qualquer tipo de receio, de arbitrariedades que pudessem ser cometidas ao abrigo dessa lei - acrescentou.

  • Publicações54073
  • Seguidores268534
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações101
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pec-do-trabalho-escravo-aguardara-definicao-de-regras-especificas-por-comissao-especial/100584278

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)