Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lobão Filho reconhece que LDO pode ser prejudicada por vetos

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    VEJA MAIS Quadro

    Vetos a serem analisados pelas comissões mistas Veto à extinção da multa de 10% do FGTS é o sexto na pauta do Congresso Relator da LDO quer reduzir prazo para apresentação de emendas

    A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que delimita as linhas gerais dos gastos federais para o ano seguinte, pode atrasar ainda mais caso o texto não seja aprovado até a primeira quinzena de agosto. Isso pode acontecer porque há vetos presidenciais cujo prazo de análise vence no próximo mês. De acordo com as novas regras, quando um veto não é apreciado dentro do prazo, toda a pauta do Congresso fica trancada.

    - Há o risco de que isso aconteça - reconhece o senador Lobão Filho (PMDB-MA), presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

    Para evitar o problema, Lobão Filho disse que haverá um "esforço adicional" nesta semana para um acordo sobre a votação da LDO. Ele lembra que, antes de ir à votação no Plenário do Congresso, o texto ainda precisa ser aprovado na CMO. A comissão tem reunião marcada para a próxima terça-feira (6).

    Relator da LDO, o deputado Danilo Forte (PMDB-CE) acredita que a matéria será votada antes que um veto presidencial tranque a pauta. Para Danilo, "a conjuntura política não permite que o contrário aconteça".

    – Depois de lutar tanto para ter autonomia sobre o processo legislativo dos vetos, o Congresso não pode esnobar essa conquista e, ao mesmo tempo, punir uma votação tão importante quanto a da LDO. Temos de corresponder às expectativas – afirma.

    Entre os vetos a serem analisados estão alguns polêmicos, como os relativos ao projeto do Ato Médico. Danilo Forte, porém, não acredita que haja controvérsia a ponto de levar a uma paralisação nas votações do Congresso.

    Questão política

    O deputado reitera que o relatório preliminar da LDO, sob sua responsabilidade, está pronto desde o início de julho e já poderia ter sido votado.

    – Infelizmente tivemos essa questão, essa imposição política, e não votamos o texto – lamenta.

    Ao explicar por que há dificuldades para a votação da LDO e de outras matérias, Lobão Filho afirma que o Congresso "está meio rebelde em relação ao governo" e reconhece que os desentendimentos ocorrem dentro da própria base governista e, inclusive, em seu partido – especialmente no que se refere ao PMDB na Câmara.

    – O Executivo precisa estreitar sua relação com o Legislativo para que a coisa flua – declara Lobão Filho, acrescentando que, "neste ano eleitoral, os ânimos estão acirrados".

    Orçamento 2014

    Lobão Filho e Danilo Forte também alertam para o risco de o atraso na votação da LDO prejudicar a tramitação do Orçamento de 2014 (LOA). Isso porque o projeto do Orçamento tem de ser enviado ao Congresso até 31 de agosto, mas o governo deve elaborar esse texto com base na LDO, que até agora não foi aprovada.

    - Corre-se o risco de o governo enviar o Orçamento ao Congresso e, posteriormente, ter de reformar o texto para readaptá-lo ao regramento da LDO - advertiu Lobão.

    A possibilidade de o governo enviar o Orçamento sem uma LDO aprovada anteriormente criará um "embaraço jurídico", avalia Danilo Forte. Para o deputado, isso abriria um precedente para um questionamento jurídico "que prejudicará ainda mais a imagem do Congresso".

    O Congresso tem reunião marcada para o próximo dia 20.

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lobao-filho-reconhece-que-ldo-pode-ser-prejudicada-por-vetos/100629643

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)