Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PEC do voto aberto aprovada na Câmara estará na pauta da CCJ na próxima quarta

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), informou que a PEC 349/2001, aprovada na Câmara nesta terça-feira (3) e que acaba com o voto secreto em todos os tipos de votação nas duas Casas do Congresso, estará na pauta da comissão na reunião da próxima quarta-feira (11).

    VEJA MAIS Em busca de consenso, Renan defende PEC do voto aberto em processos de cassação

    – Por recomendação do presidente [Renan Calheiros], vamos apressar, dentro da Comissão de Constituição e Justiça, a apreciação da PEC que veio da Câmara dos Deputados. Já designei o senador Sérgio Souza [PMDB-PR] para relatar a matéria, que já incluí na próxima reunião da quarta-feira, como primeiro ponto da pauta. Caberá ao senador Sérgio Souza fazer os arranjos necessários para incluir a proposta rapidamente no Plenário – disse Vital.

    O senador ressaltou posição defendida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, de aprovação do voto aberto apenas em votações de perda de mandato parlamentar. Em entrevista, Renan observou que a PEC 349/2001, por abrir o voto para todas as modalidades de votação no Congresso, não é consensual.

    - Do ponto de vista do Parlamento, da democracia e da oposição, abrir o voto para exame de veto presidencial, por exemplo, é delicado, porque permitirá o monitoramento político do governo, de qualquer governo, deste ou de outro governo. O fundamental é que possamos abrir, nesse primeiro momento, o voto para julgamento de deputado e senador, que é o caso do deputado Donadon e que é o que a sociedade está cobrando – disse.

    Com o propósito de dar uma resposta à sociedade e viabilizar uma solução rápida, Renan sugeriu tratar separadamente o fim do voto secreto para perda de mandato.

    – Podemos separar, fazer uma PEC paralela e dar concretamente uma resposta, aprovando o voto aberto para julgamento de deputado e senador, e o restante tramita mais demoradamente – explicou, ao informar que a PEC paralela pode ser promulgada logo que for aprovada pelo Senado, uma vez que trata de medida abrangida pela PEC 349/2001, já acolhida pelos deputados.

    • Publicações54073
    • Seguidores268532
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pec-do-voto-aberto-aprovada-na-camara-estara-na-pauta-da-ccj-na-proxima-quarta/100672623

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)