Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Comissão de Educação aprova regulamentação de empresas juniores

Publicado por Senado
há 11 anos

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou, nesta terça-feira (17) projeto de lei que disciplina a criação e a organização de empresas juniores, associações formadas por estudantes de graduação e ligadas a instituições de ensino superior. Agora, a matéria será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.

O Projeto de Lei do Senado 437/2012, de autoria do senador José Agripino (DEM-RN), visa estimular o espírito empreendedor dos estudantes, bem como favorecer aplicação prática de conhecimentos teóricos trabalhados na graduação. Assim, justificou o autor, o processo de educação superior é aperfeiçoado.

De acordo com o projeto, empresas juniores serão organizadas sob a forma de associação civil, integradas por estudantes voluntários para prestar serviços e realizar projetos na sociedade. Um dos principais objetivos das empresas é o de oferecer consultoria a micro e pequenas empresas que não têm condições de contratar esses serviços.

As empresas juniores, segundo a proposta aprovada na CE, não terão fins lucrativos, pois visam proporcionar condições para aplicação prática dos conhecimentos teóricos relativos à área de formação profissional e estimular o espírito empreendedor nos estudantes. Por isso, a proposta veda a captação de recursos financeiros para os integrantes ou para a instituição de ensino, bem como propagar ideologia e pensamento político-partidário.

Além disso, as empresas juniores visam incentivar o desenvolvimento técnico, em razão do contato acadêmico, pessoal e profissional dos membros associados com o mercado de trabalho.

O senador José Agripino informou que, segundo a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, existem no Brasil 300 entidades, integradas por cerca de 27 mil estudantes. Para ele, a proposta é um março para o empreendedorismo no Brasil.

A relatora da matéria, senadora Kátia Abreu (PSD-TO), ressaltou a necessidade de norma que discipline o assunto, para dar segurança jurídica às empresas juniores e multiplicar essas iniciativas.

Médicos

O com o Projeto de Lei do Senado 168/2012 que obriga médicos formados com recursos públicos a trabalhar por dois anos em municípios pequenos ou localidades carentes de grandes cidades teve votação adiada pela comissão. A proposta é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e recebeu parecer pela aprovação do senador Paulo Paim (PT-RS).

  • Publicações54073
  • Seguidores268524
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações71
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-educacao-aprova-regulamentacao-de-empresas-juniores/100684788

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)