Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Miriam Belchior critica sugestão de utilizar multa adicional sobre FGTS na saúde

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Durante sessão temática sobre o financiamento da saúde, nesta quinta-feira (19), a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, rejeitou a sugestão de que os recursos da multa adicional de 10% sobre o FGTS sejam utilizados na área. Segundo a ministra, os recursos não são receita orçamentária. Além disso, destiná-los à saúde poderia prejudicar o programa Minha Casa Minha Vida.

    - Prejudicaria a produção habitacional para a população de baixa renda do nosso país, que é fundamental e inclusive garante melhores condições de saúde para a população, especialmente aquela que hoje vive em áreas de risco – afirmou.

    A multa adicional de 10% sobre o saldo do fundo, paga pelos empregadores ao governo em caso de demissão sem justa causa de empregados, foi instituída em 2001 para compensar perdas do FGTS com planos econômicos. O fim da multa, aprovado pelo Congresso, foi vetado pela presidente Dilma Roussef. Em sessão ocorrida na terça-feira (17), o Congresso manteve o veto e garantiu a continuidade da cobrança.

    A ministra também refutou as críticas à sugestão do governo de destinar à saúde 15% da receita corrente líquida da União. Miriam Belchior lembrou que a comparação com os percentuais dos estados e municípios não é justa porque as bases sobre as quais o percentual incide são diferentes.

    - O percentual está sendo aplicado em bases muito diferentes. Não é a mesma coisa 15% sobre a base de cálculo de estados e municípios, nem em relação a 10% da receita bruta nem em relação a 15%, 18% ou outro percentual da receita líquida da União.

    Sobre o fim da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF), em 2007, a ministra disse que foi um fato triste para a população. Na opinião de Belchior, em vez de acabar com a contribuição, o Congresso deveria ter criado meios para aperfeiçoar o controle da destinação desses recursos.

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/miriam-belchior-critica-sugestao-de-utilizar-multa-adicional-sobre-fgts-na-saude/100687807

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)