Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Perdão de dívidas de países estrangeiros passará também pela CRE

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Atualmente discutidos somente na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, os projetos de perdão e renegociação de dívidas de outros países com o Brasil deverão passar a ser examinados também pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). É o que prevê o Projeto de Resolução 59/2013, aprovado em Plenário nesta quinta-feira (17) em votação simbólica. Antes da aprovação do projeto, os senadores rejeitaram emenda do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pelo qual os projetos de perdão de dívidas também seriam submetidos à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

    O projeto, do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), altera o Regimento Interno do Senado, segundo o qual os pedidos de autorização para operações externas de natureza financeira e de interesse da União são discutidos somente na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a quem cabe formular o respectivo projeto de resolução para conceder ou negar a medida pleiteada. Na justificação da matéria, Ricardo Ferraço ressaltou a competência da CAE para tratar assuntos de natureza financeira, mas ponderou que há necessidade de se debater o tema também sob a ótica da política externa.

    “Estamos falando, aqui, das mensagens que propõem perdão e reescalonamento de dívidas de que o Brasil é credor. Efetivamente, nesses casos, é necessário analisar não apenas os aspectos econômicos da matéria, mas, sobretudo, de um tema de política internacional do país”, destaca o senador.

    De acordo com o Ministério da Fazenda, vários países do continente africano possuem dívidas oficiais em atraso com o Brasil, geralmente no que diz respeito ao financiamento à exportação concedido nas décadas de 1970 e 1980 com recursos do extinto Fundo de Financiamento às Exportações (Finex). Um dos beneficiados com a reestruturação da dívida é a República do Congo. Em documento enviado à Presidência da República, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacou que a renegociação abrirá novas possibilidades para o estreitamento das relações econômicas e comerciais entre os dois países. Em maio, a presidente Dilma Rousseff enviou mensagem ao Senado propondo o reescalonamento da dívida de US$ 352,6 milhões, e a medida foi aprovada em 10 de julho, após intenso embate entre governo e oposição.

    • Publicações54073
    • Seguidores268532
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/perdao-de-dividas-de-paises-estrangeiros-passara-tambem-pela-cre/111950892

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)