Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em busca de eficiência e economia, Interlegis deve privilegiar cursos a distância

    Publicado por Senado
    há 10 anos

    Atividades do Interlegis permitem ao setor público economizar mais de R$ 160 milhões

    Oficinas realizadas pelo Interlegis para câmaras de vereadores e assembleias legislativas de vários estados terminaram nesta sexta-feira com saldo "extremamente positivo", na avaliação feita por escrito pelos 30 participantes. Parlamentares e técnicos em Tecnologia da Informação tiveram acesso a ensinamentos práticos para capacitá-los a usar ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis para internet (Portal Modelo) e informatização das casas legislativas (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, SAPL)).

    O Interlegis é um programa executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão da estrutura do Senado Federal responsável também por ações e capacitação profissional dos servidores da Casa e instituições conveniadas.

    A diretora executiva do Interlegis/ILB, Elga Lopes, disse no encerramento das atividades que é preciso incrementar formas de troca "que sejam eficientes, mas feitas também à distância", dada a realidade de contenção de despesas do Senado. Ela ouviu elogios, críticas e sugestões dos participantes das oficinas e ressaltou que "o espírito de comunidade vai ajudar a encontrar soluções benéficas a todos".

    - Estamos com o nosso site no ar desde ontem, e de graça, quando tivemos várias propostas de empresas para fazer isso cobrando caro – disse Celson Souza, da Câmara Municipal Ouro Preto do Oeste (RO).

    Apesar da satisfação com o resultado, ele disse que considera muito importante a presença de instrutores "na base”, sobretudo quando se leva em conta a realidade da região Norte do país.

    Qualificação

    Ronaldo Val, da Assembleia Legislativa do Piauí, relatou que o órgão enviou a Brasília uma equipe da área de TI e de processo legislativo, justamente depois de implantar um sistema de apoio ao processo legislativo.

    - O SAPL trouxe um resultado surpreendente no que se refere à gestão do processo, que é a atividade fim dentro de uma casa legislativa - testemunhou. Ele elogiou as aulas e a qualificação dos professores.

    Os monitores também ficaram satisfeitos com o resultado das oficinas e o nível de participação dos alunos.

    - É uma troca de experiências muito interessante, sobretudo quando vemos a diferença de realidade entre as casas legislativas - avaliou Higino Vieira, um dos responsáveis pela oficina sobre Portal Modelo.

    Novas oficinas

    Os participantes pediram a continuidade dos treinamentos, inclusive fora de Brasília, de modo a reunir câmaras de uma mesma região, que muitas vezes não dispõem de recursos para manter funcionários em treinamento na capital federal durante muitos dias. O uso dos equipamentos de videoconferência (na sede do Interlegis e nas assembleias) também foi sugerido. Isso permitiria reunir vários órgãos legislativas na capital do estado. Outra demanda é a retomada dos cursos à distância.

    Como explicam os técnicos do Interlegis, as oficinas tecnológicas e serviços de consultoria legislativa permitem oferecer produtos voltados, por exemplo, para a revisão de regimentos internos e de leis orgânicas. Estima-se que tais atividades geram uma economia superior a R$ 160 milhões para o setor público, já que as Casas Legislativas não precisam recorrer ao mercado.

    Atendendo aos pedidos de muitas câmaras que não conseguiram se inscrever, pois o número de vagas é limitado, será realizada mais uma oficina de Portal Modelo e SAPL em Brasília de 2 a 6 de dezembro. Outras informações a respeito podem ser obtidas em http://www.interlegis.leg.br/noticias/2013/11/interlegis-ofereceaultima-oficina-do-ano-de-2a6-de-dezembro .

    • Publicações54073
    • Seguidores268531
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações188
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-busca-de-eficiencia-e-economia-interlegis-deve-privilegiar-cursos-a-distancia/112140694

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)