Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CDH aprova exigência de curso para conselheiros tutelares

    Publicado por Senado
    há 10 anos

    Em sua última reunião deliberativa do ano, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou parecer favorável ao PLC 173/2009, do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), que institui capacitação obrigatória para os integrantes dos Conselhos Tutelares.

    O autor enfatiza a necessidade da capacitação mediante cursos para o desempenho da função de conselheiro, visto que o Estatuto da Criança e do Adolescente ( Lei 8.069/1990) estabelece apenas três requisitos para a candidatura à atividade: reconhecida idoneidade moral, idade superior a 21 anos e residência no município.

    Conforme o projeto, os critérios e conteúdos dos cursos devem ser definidos pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

    O relator, senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), destacou a relevância da função de conselheiro tutelar, reconhecida expressamente no artigo 135 do ECA, mas optou por fazer algumas alterações relativas à redação e à técnica legislativa da proposição.

    A proposta segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de forma terminativa, ou seja, sem necessidade de passar pelo Plenário.

    Homofobia

    Ao comentar o requerimento aprovado na terça-feira (17) no Plenário para que o PLC 122/06, que criminaliza a homofobia, tramite em conjunto com a proposta de novo Código Penal ( PLS 236/12), a presidente da CDH, senadora Ana Rita (PT-ES), disse que muitas inverdades foram ditas acerca da proposição. Uma delas, a de que seu conteúdo atenta contra a liberdade religiosa.

    O PLC 122/06 seria votado na manhã desta quarta-feira (18) na CDH, mas com a aprovação do requerimento irá direto para a CCJ juntamente com o PLS 236/12.

    Ela informou que se reunirá nesta tarde com o relator do novo Código Penal, senador Pedro Taques (PDT-MT), para assegurar a inclusão no projeto de partes essenciais do PLS 122.

    Juscelino Kubitschek

    A CDH aprovou também requerimento para realização de audiência pública da Subcomissão da Memória, Justiça e Verdade, destinada à apresentação do relatório sobre a morte de Juscelino Kubitschek, a ser feita pelo vereador Gilberto Natalin (PV), presidente da Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo.

    Conforme os autores do requerimento, senadores João Capiberibe (PSB-AP) e Paulo Paim (PT-RS), o relatório reúne documentos que comprovam que o ex-presidente foi assassinado durante viagem de carro no Rodovia Presidente Dutra, e não morto em um acidente como registra a história oficial.

    Desaparecidos

    A presidente informou ainda que em fevereiro a comissão fará audiência pública para tratar dos desaparecidos da democracia. Casos como o do pedreiro Amarildo, desaparecido no Rio de Janeiro, e do auxiliar de serviços gerais Antônio Araújo, visto pela última vez em maio, em Brasília, serão debatidos.

    Ana Rita informou que a comissão está acompanhando de perto o sumiço de Antônio, ocorrido após uma operação policial. Na segunda-feira (9/12), a Polícia Cvil do Distrito Federal confirmou que a ossada encontrada em Planaltina (DF), em novembro deste ano, é do auxiliar de serviços gerais.

    – Vamos pedir um novo encontro com o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e continuaremos acompanhando para que os responsáveis sejam identificados e devidamente punidos – afirmou.

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cdh-aprova-exigencia-de-curso-para-conselheiros-tutelares/112256252

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)