Carregando...
JusBrasil - Notícias
18 de abril de 2015
Finalizar

Regulamentação da profissão de psicopedagogo está pronta para análise da CAS

Publicado por Senado e mais 1 usuário , COAD - 1 ano atrás

LEIAM 1 NÃO LEIAM

Está pronto para ser votado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) o PLC 31/2010, da ex-deputada Professora Raquel Teixeira, que regulamenta o exercício da atividade de psicopedagogia. A proposição foi aprovada em outubro do ano passado pela Comissão de Educação (CE).

Conforme o PLC 31/2010, a profissão poderá ser exercida não apenas por graduados em Psicopedagogia, mas também por portadores de diploma superior em Psicologia, Pedagogia ou Licenciatura, que tenham concluído curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada à área.

O projeto também autoriza a atuação de portadores de diploma de curso superior que já venham exercendo, ou tenham exercido, comprovadamente, atividades profissionais de psicopedagogia em entidade pública ou privada, até a data de publicação da lei.

Na CAS, o relator é o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), que disse não serem necessárias modificações, visto que a proposta "não pretende impor reserva de mercado, pois preserva as atribuições dos profissionais de educação e garante o exercício da atividade da psicopedagogia aos profissionais com formação em psicologia e pedagogia".

Cyro destaca que, de acordo com a Associação Brasileira de Psicopedagogia, estima-se em 100 mil o número de psicopedagogos formados no Brasil. São profissionais que não atuam somente nas escolas. Segundo o senador, com a regulamentação da atividade, cria-se uma identidade, exigindo-se dos profissionais ética e a formação necessária para desempenhar com competência seu ofício.

O relator opina pela aprovação do projeto do modo que veio da CAE. A matéria chegou a ser incluída na pauta da última reunião da CAS em 2013, mas não foi votada. Como tramita em caráter terminativo, se aprovado na comissão, o projeto seguirá diretamente à Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para votação no Plenário do Senado.

0 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)

ou

×

Fale agora com um Advogado

Oi, está procurando um advogado ou correspondente jurídico? Podemos te conectar com Advogados em qualquer cidade do Brasil.

Escolha uma cidade da lista
Disponível em: http://senado.jusbrasil.com.br/noticias/112327057/regulamentacao-da-profissao-de-psicopedagogo-esta-pronta-para-analise-da-cas