Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Regulamentação da profissão de psicopedagogo está pronta para análise da CAS

Publicado por Senado
há 10 anos

Está pronto para ser votado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) o PLC 31/2010, da ex-deputada Professora Raquel Teixeira, que regulamenta o exercício da atividade de psicopedagogia. A proposição foi aprovada em outubro do ano passado pela Comissão de Educação (CE).

Conforme o PLC 31/2010, a profissão poderá ser exercida não apenas por graduados em Psicopedagogia, mas também por portadores de diploma superior em Psicologia, Pedagogia ou Licenciatura, que tenham concluído curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada à área.

O projeto também autoriza a atuação de portadores de diploma de curso superior que já venham exercendo, ou tenham exercido, comprovadamente, atividades profissionais de psicopedagogia em entidade pública ou privada, até a data de publicação da lei.

Na CAS, o relator é o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), que disse não serem necessárias modificações, visto que a proposta "não pretende impor reserva de mercado, pois preserva as atribuições dos profissionais de educação e garante o exercício da atividade da psicopedagogia aos profissionais com formação em psicologia e pedagogia".

Cyro destaca que, de acordo com a Associação Brasileira de Psicopedagogia, estima-se em 100 mil o número de psicopedagogos formados no Brasil. São profissionais que não atuam somente nas escolas. Segundo o senador, com a regulamentação da atividade, cria-se uma identidade, exigindo-se dos profissionais ética e a formação necessária para desempenhar com competência seu ofício.

O relator opina pela aprovação do projeto do modo que veio da CAE. A matéria chegou a ser incluída na pauta da última reunião da CAS em 2013, mas não foi votada. Como tramita em caráter terminativo, se aprovado na comissão, o projeto seguirá diretamente à Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para votação no Plenário do Senado.

  • Publicações54073
  • Seguidores268529
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações165
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/regulamentacao-da-profissao-de-psicopedagogo-esta-pronta-para-analise-da-cas/112327057

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)