Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    União poderá assumir servidores dos ex-territórios do Amapá e Roraima

    Publicado por Senado
    há 10 anos

    A exemplo do que ocorreu em Rondônia, servidores e policiais militares admitidos durante a transformação dos ex-territórios do Amapá e de Roraima em estados poderão integrar o quadro funcional em extinção do governo federal e ter salários e aposentadorias pagos pela União. O benefício consta de Proposta de Emenda à Constituição ( PEC 11/2014), aprovada por unanimidade, nesta quarta-feira (7), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

    Segundo explicou o relator, senador José Sarney (PMDB-AP), a PEC 11/20014 pretende aplicar aos estados do Amapá e de Roraima as medidas estabelecidas pela Emenda Constitucional 60/2009, para o estado de Rondônia. A norma delegou à União a responsabilidade pelo pagamento dos servidores e PMs admitidos até a posse do primeiro governador eleito em Rondônia, ocorrida em 15 de março de 1987.

    “A proposta fortalece os novos estados, aliviando-os de obrigações financeiras originadas quando eles, em um período de transição, ainda não desfrutavam de total autonomia, e a União ainda influenciava sobremaneira a sua política de pessoal”, ressaltou Sarney no relatório.

    A proposta aprovada pela CCJ dá prazo de 180 dias para que a União regulamente o enquadramento, garantindo aos servidores direitos, vantagens e padrões remuneratórios.

    Debates

    Durante a fase de debates, os senadores José Pimentel (PT-CE), Humberto Costa (PT-PE), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) destacaram a união das bancadas do Amapá e de Roraima e o fato de a PEC reparar uma injustiça histórica. A senadora Angela Portela (PT-RR), por sua vez, lembrou que o impacto para os cofres da União será de R$ 580 milhões por ano, menor do que o inicialmente previsto, de R$ 1 bilhão.

    - Essa PEC não causará grande impacto orçamentário nas contas da União. Houve grande debate sobre isso e os parlamentares conseguiram mostrar ao governo que os custos serão a metade do previsto - explicou.

    Tramitação

    A PEC 11/2014 será submetida a dois turnos de votação no Plenário do Senado, em calendário especial de tramitação aprovado nesta quarta-feira pela CCJ. Como já passou pela Câmara dos Deputados, a proposta estará pronta para ser promulgada se for aprovada pelos senadores sem modificações,

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações157
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uniao-podera-assumir-servidores-dos-ex-territorios-do-amapa-e-roraima/118673069

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)