Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Dilma veta projeto que livra máquinas agrícolas de registro e licenciamento

Publicado por Senado
há 10 anos

O projeto que desobriga máquinas agrícolas do registro e licenciamento anual, aprovado pelo Senado e pela Câmara, foi totalmente vetado pela presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira (15). De acordo com a justificativa do veto o projeto de lei ( PLC 57/2013) deixava muito amplo o conceito de "veículos automotores destinados a executar trabalhos agrícolas", o que seria contrário ao interesse público.

O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro ( Lei 9.503/1997) para livrar tratores, colheitadeiras e demais máquinas agrícolas de despesas burocráticas que chegavam a 3% do valor do bem. Ele foi aprovado terminativamente pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no dia 2 de abril e seguiu para a sanção, uma vez que a iniciativa era da Câmara dos Deputados.

Na época, a relatora na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), senadora Ana Amélia (PP-RS), considerou a proposta de grande importância para a agricultura nacional porque representaria uma redução de custos e de procedimentos burocráticos, com significativa contribuição para o aumento da competitividade do agronegócio.

As discussões sobre o tema vêm se arrastando desde 1997, quando o licenciamento se tornou regra, com a aprovação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para derrubar o veto, o Congresso precisa se reunir e ter maioria de votos contrários à decisão da presidente nas duas Casas.

  • Publicações54073
  • Seguidores268529
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações76
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dilma-veta-projeto-que-livra-maquinas-agricolas-de-registro-e-licenciamento/119526267

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)