Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto institui regra para desburocratizar comércio de plantas ornamentais

    Publicado por Senado
    há 10 anos

    Aguarda relatório na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) Projeto de Lei da Câmara ( PLC 88/2014) que isenta as cultivares de plantas e flores ornamentais da obrigação de inscrição em registro nacional. Cultivar é a variedade de qualquer gênero ou espécie vegetal que seja claramente distinguível de outras conhecidas.

    A proposta altera a Lei 10.711/03, que trata do Sistema Nacional de Sementes e Mudas. De acordo com essa lei, a produção, o beneficiamento e a comercialização de sementes e de mudas ficam condicionados à prévia inscrição da cultivar no Registro Nacional de Cultivares (RNC). A proposta estabelece exceção para as plantas e flores ornamentais.

    Segundo o PLC 88/2014, no caso de cultivares de plantas e flores ornamentais, a inscrição no RNC será obrigatória apenas no caso daquelas que se encontrem sob proteção do direito de uso instituído pela Lei de Proteção de Cultivares (Lei 9.456/97).

    Burocracia

    O autor da proposta, deputado Junji Abe (PSD-SP), lembra que o Registro Nacional de Cultivares, estabelecido pela Lei do Sistema Nacional de Sementes, tem por finalidade habilitar previamente cultivares e espécies para a produção e a comercialização de sementes e mudas no País. “Com a experiência adquirida após dez anos de implantação do RNC, verifica-se que plantas e flores ornamentais devem ser isentados dessa obrigatoriedade”, defende.

    “Nesse segmento comercial, no qual os vegetais têm a finalidade de embelezamento, o valor comercial de uma nova cultivar é de difícil previsão”, afirma. “Nas ornamentais, o sucesso de uma nova cultivar está mais relacionado às suas características estéticas – algo subjetivo e às vezes determinado por modismos – e menos ao potencial produtivo ou às características nutricionais”, complementa.

    Segundo o deputado, a exigência de inscrição das cultivares de ornamentais no RNC tem gerado apenas burocracia e gastos desnecessários ao setor produtivo.

    • Publicações54073
    • Seguidores268532
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-institui-regra-para-desburocratizar-comercio-de-plantas-ornamentais/134851826

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)