Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Competência dos juizados especiais federais pode ser relativizada

    Publicado por Senado
    há 10 anos

    Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda o recebimento de emendas até quarta-feira (10), projeto que torna facultativa a competência dos juizados especiais cíveis em causas que tramitam no âmbito da Justiça Federal (PLS 261/2014).

    Na justificativa do projeto, o autor da matéria, senador Paulo Paim (PT-RS), observa que a Lei 10.259/2001 – que dispõe sobre os juizados especiais cíveis – contribuiu para a economia processual, o rápido desfecho de causas de menor repercussão econômica, e a desobstrução da pauta das chamadas varas comuns.

    Paim aponta, porém, diferenças entre a lei destinada aos judiciários estaduais e a dirigida à Justiça Federal. A determinação da competência, no primeiro caso, é relativa e comporta derrogação, conforme o arbítrio do autor. Já no segundo, é absoluta, em favor do foro onde estiver instalada vara do juizado especial federal. Por esse motivo, causas de até 60 salários mínimos são, obrigatoriamente, processadas e julgadas nos juizados especiais, independentemente da vontade ou necessidade do jurisdicionado.

    A situação, de acordo com Paulo Paim, faz com que o cidadão acabem sofrendo um prejuízo processual, especialmente os que buscam obter do Judiciário o reconhecimento de direitos previdenciários ou assistenciais.

    “O direito previdenciário não pode ser avaliado apenas por sua feição econômica, tendo em vista a repercussão de seus benefícios para a vida e dignidade do interessado. Os processos deveriam ser tratados como imprescindíveis ao prevalecimento de direitos fundamentais. Não se revela adequado atribuir à simples expressão pecuniária tal força e preponderância na determinação da ritualística. Antes, deveria ser facultado ao jurisdicionado optar pelo foro onde propor sua ação”, observa Paulo Paim na justificativa do projeto.

    O senador observa ainda que tanto os juizados especiais federais quanto os juizados especiais cíveis estaduais guiam-se pelos princípios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade. Da aplicação desses postulados, afirma Paim, pode ocorrer o prevalecimento não da "verdade real" mas, sim, da "verdade formal", insuficiente para a realização da justiça reclamada por direitos como os previdenciários.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações76
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/competencia-dos-juizados-especiais-federais-pode-ser-relativizada/139177769

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)