Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ana Amélia cobra correção da tabela do Imposto de Renda com base na inflação

    Publicado por Senado
    há 9 anos

    A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira (4) as regras para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) do ano-base 2014. Como a presidente Dilma Rousseff vetou em janeiro trecho de uma medida provisória que corrigia em 6,5% a tabela do imposto, a correção foi de 4,5%. A inflação do ano passado foi de 6,41%.

    A senadora Ana Amélia (PP/RS) disse esperar que a sociedade, com o reforço das centrais sindicais, se mobilize para que a isenção do Imposto de Renda seja, pelo menos, equivalente aos índices inflacionários do ano anterior. Em fevereiro do ano passado, ela apresentou uma proposta para que a tabela seja corrigida com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O PLS 2/2014 ainda aguarda votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

    - Quem vai sofrer é a classe trabalhadora. É uma pena que esse governo não tenha sensibilidade para isso. Eu penso que o Congresso teria agora que cuidar mais do interesse coletivo do que olhar apenas para seu interesse partidário ou pessoal - argumentou ela.

    O prazo para a entrega da declaração do IRPF vai de 2 de março a 30 de abril. Estão obrigados a apresentar a declaração todos os residentes no Brasil que no ano passado receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 26.816,55. Estão igualmente obrigados a declarar os que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil em 2014.

    A Receita Federal estima que neste ano cerca de 27,5 milhões de pessoas devem prestar contas ao fisco. O programa para fazer a declaração deverá estar disponível na página da Receita na internet até o final de fevereiro.

    Mais informações sobre o imposto de renda estão na página da Receita Federal.

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações72
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ana-amelia-cobra-correcao-da-tabela-do-imposto-de-renda-com-base-na-inflacao/165204106

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)