Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CDH aprova 11 requerimentos de audiência pública

    Publicado por Senado
    há 9 anos

    Mais 11 audiências públicas deverão ser realizadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nas próximas semanas. Nesta quarta-feira (18), a comissão aprovou 11 requerimentos de debate, a maioria de autoria de seu presidente, o senador Paulo Paim (PT-RS). Um deles, inclusive, será realizado nesta própria quarta, às 14h30, e trata do lançamento do Canal de Atendimento ao Parlamentar (CAP) pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco).

    - O Sindifisco quer apresentar um trabalho integrado de transparência e contribuições da sociedade na área tributária - explicou Paim.

    Outro debate recém aprovado - previsto para se realizar em breve - trata das políticas públicas para as pessoas autistas, evento motivado pela celebração do Dia Mundial do Autismo (02 de abril). Paim recordou, durante a votação, que a Lei dos Autistas (Lei nº 12.764/2012) começou a tramitar no Congresso Nacional justamente pela CDH do Senado.

    Já dois requerimentos desta lista diziam respeito a temas de interesse dos idosos. Um deles refere-se a debate sobre o Estatuto do Idoso, enquanto o outro propõe a realização de audiência pública, no dia 1º de outubro de 2015, em homenagem ao Dia Nacional e Internacional do Idoso.

    Em relação aos demais temas de debate aprovados, destacam-se a discussão da saúde na ótica dos direitos humanos, com a presença do ministro da pasta, Arthur Chioro; manutenção de direitos previdenciários dos servidores públicos, como integralidade e paridade na aposentadoria; incidência de mortes por acidentes de trânsito no país; combate ao trabalho escravo e pedido de guarda da menina Amy Galvin pela mãe, a brasileira Karla Janine Martins de Albuquerque, que acusa o pai de Amy, o americano Joseph Galvin, de abuso sexual.

    Boate e gravidez

    A CDH aprovou ainda dois requerimentos de debate extra pauta. O primeiro prevê a realização de audiência, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, sobre a cobrança de responsabilidades relativas ao incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), ocorrido há cerca de dois anos e que matou quase 250 pessoas. O segundo trata de acompanhar os desdobramentos da Comissão Nacional da Verdade, Justiça e Memória, que entregou seu relatório final em dezembro passado.

    A pedido do autor, senador Magno Malta (PR-ES), foi retirado de pauta requerimento de debate sobre a Sugestão 15/2015, de iniciativa popular, que estabelece a possibilidade de interrupção voluntária da gravidez pelo Sistema Único de Saúde (SUS) dentro das 12 primeiras semanas de gestação. Malta foi designado relator da proposta na CDH.

    • Publicações54073
    • Seguidores268528
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cdh-aprova-11-requerimentos-de-audiencia-publica/174833093

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)