Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Renan: decisão sobre votação ou não da dívida dos estados cabe ao Plenário

    Publicado por Senado
    há 9 anos

    O presidente do Senado, Renan Calheiros, reiterou, após reunião de líderes, nesta terça-feira (31), que a decisão sobre a votação ou não do projeto que obriga o governo a aplicar as novas regras de atualização das dívidas dos estados e municípios (PLC 15/2015) cabe ao Plenário do Senado.

    A pauta do Plenário inclui, além da dívida dos estados e municípios, o projeto da Lei de Biodiversidade (PLC 2/2015) e a convalidação de incentivos fiscais concedidos por estados (PLS 130/2014), que também faz parte da negociação com o governo.

    Em audiência pública na CAE, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que o Executivo se comprometeria a completar até 1º de fevereiro de 2016 a regulamentação da Lei Complementar 148/2014, que instituiu o novo indexador das dívidas. Uma das possibilidade seria a adoção por outros entes federados de acordo que vem sendo negociado entre o governo federal e o município do Rio de Janeiro.

    — Não é mais a decisão do presidente que pode retirar a matéria. A matéria está trancando a pauta. Só uma deliberação do Senado convalidará o acordo do Rio, de São Paulo e dos outros estados e municípios — disse Renan.

    Em relação ao ajuste fiscal proposto pelo governo, Renan voltou a afirmar que a preocupação do Congresso é com a qualidade das medidas, e não simplesmente com o tamanho da economia.

    — Eu disse ao ministro Levy que o Senado está preocupado com a qualidade. Não estamos preocupados com o quanto, mas com o como. Estamos preocupados em como distribuir os sacrifícios. O ajuste não pode sacrificar os mais vulneráveis — afirmou.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/renan-decisao-sobre-votacao-ou-nao-da-divida-dos-estados-cabe-ao-plenario/179036978

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)