Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Sancionada lei que agrava penas de crimes cometidos contra policiais e militares

Publicado por Senado
há 9 anos

Foi sancionada nesta segunda-feira (6) a Lei 13.142/2015, que agrava as penas para os crimes de homicídio e lesão corporal praticados contra policiais, bombeiros militares e integrantes das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança e do sistema prisional, bem como a seus familiares, se em função do parentesco.

A lei é oriunda do PLC 19/2015, do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), aprovado no mês passado pelo Plenário do Senado. O texto altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940) para classificar como qualificado o homicídio contra policiais e demais integrantes de forças de segurança e a seus familiares. A pena, assim, é de 12 a 30 anos. Também determina aumento de pena, de um a dois terços, nos casos de lesão corporal contra esses profissionais.

A Lei 13.142 transforma o homicídio, a lesão corporal gravíssima e a lesão corporal seguida de morte contra policiais em crime hediondo. A classificação como hediondo tem consequências como a proibição de graça, indulto e anistia e regras mais rígidas para a progressão de regime.

  • Publicações54073
  • Seguidores268532
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1954
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sancionada-lei-que-agrava-penas-de-crimes-cometidos-contra-policiais-e-militares/205871971

Informações relacionadas

Dalila Prates, Advogado
Notíciashá 3 anos

O dano emocional à mulher agora pode ser considerado como crime

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinaano passado

Art. 129

Danielli Xavier Freitas, Advogado
Notíciashá 9 anos

Revisão sobre a nova lei 13.106, que alterou o ECA - por Rogério Sanches Cunha

Senado
Notíciashá 9 anos

Vetado ensino profissional obrigatório para presos

Âmbito Jurídico
Notíciashá 9 anos

Por força de nova lei, homicídio no trânsito não pode ser levado a júri

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)