Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão analisa indenização a afetados por construção de barragem

    Publicado por Senado
    há 9 anos

    A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza, na quarta-feira (26), às 9h, audiência pública sobre indenizações para as milhares de famílias desapropriadas durante a construção da barragem de Sobradinho (entre 1971 e 1978), na Bahia, pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

    De acordo com Walter Pinheiro e Lídice da Mata (PSB-BA), autores do requerimento para realização da audiência, as desapropriações ocorreram em 1976 e provocaram o desalojamento de cerca de 12 mil famílias, num total de 72 mil pessoas. Deste universo, 8.619 famílias da zona rural, "miseráveis expulsos de suas terras de forma violenta pelo regime militar", de acordo com os senadores.

    "Foi a maior migração forçada depois da 2ªI Guerra, e a comparação com o nazismo não é de todo gratuita", afirmam os senadores, reiterando que era comum na época os ribeirinhos se referirem à Chesf com termos como "besta-fera" ou "monstro do apocalipse".

    Foram convidados para a audiência representantes da Advocacia-Geral da União, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado da Bahia, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e da Associação dos Moradores dos Povoados Atingidos pela Barragem de Sobradinho.

    "Uma parte daquela população ainda vaga até hoje, miserável, e os danos ambientais foram estruturais. A flora da área ribeirinha desapareceu", lembram Pinheiro e Lídice em seu requerimento.

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-analisa-indenizacao-a-afetados-por-construcao-de-barragem/222578725

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)