Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão debaterá problemas do Departamento Nacional de Produção Mineral

    Publicado por Senado
    há 9 anos

    Preocupados com problemas enfrentados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), os senadores da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) discutirão o assunto na quarta-feira (2), em audiência pública sugerida pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

    Conforme o parlamentar, a produção mineral brasileira gerou US$ 40 bilhões em 2014, mas as empresas enfrentam “pesada burocracia” para obtenção de licenças e concessões. Ele destaca a importância do setor para o Espírito Santo, maior processador e exportador de rochas ornamentais do país.

    Ferraço cita auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) realizada em 2012, indicando “falta de capacidade do órgão [DNPM] em administrar o volume de pedidos de pesquisa minerais que recebe”. Entre os problemas identificados pelo tribunal, estão dificuldades financeiras e número insuficiente de servidores. “Três anos depois, as reclamações das empresas do setor mineral quanto ao referido órgão executivo continuam”, afirma Ferraço.

    Para o debate, foram convidados Celso Garcia, diretor-geral do DNPM; Carlos Nogueira da Costa Junior, do Ministério de Minas e Energia; José Antônio Guidoni, presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais; Reinaldo Sampaio, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais; e Tales Pena Machado, presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo.

    Dnit

    Antes da audiência pública, o senador Wellington Fagundes (PR-MT) fará a leitura de seu relatório sobre a indicação de Valter Casimiro Silveira para o cargo de diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

    Também o senador Vicentinho Alves (PR-TO) apresentará relatório sobre a indicação de Luiz Antonio Ehret Garcia para a Diretoria de Infraestrutura Rodoviária do mesmo órgão.

    A Comissão de Infraestrutura se reúne a partir das 8h, na sala 13 da Ala Alexandre Costa, no Senado.

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-debatera-problemas-do-departamento-nacional-de-producao-mineral/225967472

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)