Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DataSenado: mais da metade de entrevistados conhece idoso que já sofreu violência

    Publicado por Senado
    há 8 anos

    Os idosos não são tratados com respeito no Brasil – é o que acreditam quase 90% dos participantes de enquete do Instituto DataSenado, realizada entre os dias 17 de agosto e 16 de setembro deste ano. Responderam a pesquisa 1.807 internautas e 64% deles disseram conhecer alguém com mais de 60 anos que já sofreu violência.

    A enquete também revelou que 59% dos entrevistados acreditam que a violência contra os idosos aumentou nos últimos anos. E 69% creem que tornar o homicídio de idosos crime hediondo ajudaria a diminuir a violência contra essa faixa etária no Brasil.

    A medida consta do Projeto de Lei do Senado 373/2015, idealizado pelo senador Elmano Férrer (PTB-PI). A proposta está pronta para a pauta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), com parecer favorável do senador José Maranhão (PMDB-PB). No relatório, Maranhão mostra que, a cada hora, pelo menos dois idosos sofrem algum tipo de violência no Brasil, sendo o homicídio a terceira causa que mais mata essas pessoas.

    De acordo com dados do Disque-100 da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, de 2011 até o primeiro trimestre de 2014, foram registradas mais de 77 mil denúncias de violência contra idosos. Os casos mais recorrentes nesse período foram de negligência (68,7%) e violência psicológica (59,3%).

    Os dados também apontam que, das denúncias relatadas em 2013, cerca de 50% das agressões foram cometidas por filho dos idosos. O levantamento ainda revela que 66,2% das vítimas são mulheres, enquanto os homens somam 27,2%.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/datasenado-mais-da-metade-de-entrevistados-conhece-idoso-que-ja-sofreu-violencia/387968324

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)