Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Para Moraes, Constituição não impede prisão depois de condenação em segundo grau

Publicado por Senado
há 7 anos

O jurista Alexandre de Moraes, que está sendo sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), afirmou que não é inconstitucional a prisão depois da condenação por tribunal em segunda instância. Questionado pelo senador Lasier Martins (PSD-RS), Moraes disse ter sempre que o princípio da presunção da inocência não impede a prisão do condenado após sentença em segundo grau.

Ao justificar sua posição, Moraes, que tem sua indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF) avaliada pela CCJ, afirmou que a culpabilidade do acusado, no exame do mérito e das provas, cabe exatamente aos tribunais em segunda instância.

— Mesmo cabendo recurso aos Tribunais Superiores, eles não poderão julgar o mérito da ação, mas somente se houve ferimento à legislação federal ou constitucional. Obviamente, em qualquer momento caberá [proposição de] habeas corpus — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

  • Publicações54073
  • Seguidores268534
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-moraes-constituicao-nao-impede-prisao-depois-de-condenacao-em-segundo-grau/432821456

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)