Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Paulo Davim quer política de desenvolvimento sustentável na Caatinga

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Em pronunciamento nesta quarta-feira (31), o senador Paulo Davim (PV-RN) anunciou a apresentação de projeto que estabelece princípios de uma Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga. Ele disse que a caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, abrange 830 mil quilômetros quadrados e abarca os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Bahia, Sergipe, Alagoas e pequenas extensões de Minas Gerais e Maranhão.

    Paulo Davim salientou que a caatinga cobre 10% do território nacional e abriga a região conhecida como semiárido, uma das áreas de escassez hídrica mais populosas do planeta.

    - As regiões mais sujeitas à desertificação no Brasil encontram-se na Caatinga. Além da vulnerabilidade ambiental, o semiárido é uma das regiões de maior vulnerabilidade social, corroborada pelos índices de desenvolvimento humano ali registrados – pontuou.

    Com baixíssimo índice pluviométrico durante todo o ano, a caatinga tem longos períodos de seca e curto ciclo chuvoso, acrescentou o senador.

    - O bioma apresenta singular diversidade biológica, além de possuir diversas áreas de transição com os biomas Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica, e os diversos tipos de vegetação formam mosaicos e a heterogeneidade desses ambientes justifica a importância de proteger sua biodiversidade – explicou.

    Mesmo com a importância humana e ambiental desse bioma, pouca atenção tem sido dada à caatinga, que sequer é classificada como patrimônio natural na Constituição, disse. Ele afirmou ainda que à caatinga restam apenas 52% da cobertura vegetal original e apenas 1% dela encontra-se em unidades de conservação.

    - Temos a convicção de que esta Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga estabelecerá as bases para a preservação e o uso sustentável dos recursos ambientais deste importante e ameaçado bioma brasileiro – concluiu Davim.

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/paulo-davim-quer-politica-de-desenvolvimento-sustentavel-na-caatinga/100157607

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)