Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Procurador critica demora no processo de regularização de terras quilombolas

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    O procurador da República Leandro Mitidieri mostrou-se preocupado com o ritmo da regularização das terras quilombolas no Brasil. Segundo ele, de 1988 a 2011, apenas 110 territórios foram titulados no país, o que corresponde a apenas 6% das áreas reivindicadas pelos descendentes de escravos.

    O procurador, que participa neste momento de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, alertou ainda para outra situação preocupante: a tributação sobre as terras tituladas.

    - Hoje, as populações em áreas regularizadas são obrigadas a pagar IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] e ITR [Imposto Territorial Rural], o que me parece inconstitucional, pois o direito dessas comunidades às terras não pode ser restringido por tributos. Em caso de reforma agrária, existe lei prevendo a isenção. Por que os quilombolas não teriam a mesma prerrogativa? Em última análise, a regularização de terras quilombolas não deixa de ser uma reforma agrária, pois dá a terra a quem de direito – argumentou.

    O procurador da República disse ainda existir comunidades com dívidas de milhões pelo não pagamento dos impostos, o que pode deixá-las privadas de direitos por conta desta inadimplência.

    Presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), a audiência está sendo realizada na sala 2 da Ala Nilo Coelho e pode ser acompanhada pela TV Senado ou pela internet: http://www.senado.gov.br/noticias/tv/

    Mais informações a seguir

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações62
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procurador-critica-demora-no-processo-de-regularizacao-de-terras-quilombolas/100164052

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)