Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CPI do Cachoeira volta a se reunir dia 20 para leitura de relatório final

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    O deputado Odair Cunha (PT-MG), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista que investiga as relações criminosas de Carlinhos Cachoeira, deve apresentar seu relatório final no próximo dia 20 de novembro. Até lá, o esforço será para fechar o texto, e a CPI não fará mais reuniões para oitiva de testemunhas ou para aprovação de requerimentos.

    Odair Cunha não tem dado entrevistas sobre o assunto;, mas, por meio de seu blog na internet, antecipou que a peça já possui mais de mil páginas e "será bastante contundente". O relator também informou que pedirá o indiciamento de todos os depoentes que se recusaram a falar na comissão de inquérito.

    O deputado informou que analisou 69.694 páginas referentes a sigilos bancários, 11.333 folhas relativas a quebras de sigilo fiscal de 75 pessoas físicas e jurídicas e, ainda, 45.594 páginas de extratos de ligações telefônicas. Somando documentos, planilhas, fotos, vídeos, extratos, áudios e relatórios analíticos, chega-se ao total de 1,1 terabayte de informações recebidas.

    Depois de apresentado o relatório, haverá sessões para leitura, discussão e finalmente votação do documento; nesta fase, pode haver concessão de vista pelo prazo máximo e improrrogável de cinco dias, conforme Regimento Interno do Senado, que permite ainda o voto em separado aos integrantes da comissão que não concordarem com o relator.

    Requerimentos

    Mesmo sabendo que não têm mais chances de verem seus pedidos apreciados, os parlamentares continuam apresentando novos requerimentos à comissão. Agora já são 638, entre solicitações de convocações e informações, além de quebras de sigilo.

    O mais recente deles foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) no último dia 7 de novembro, querendo saber detalhes sobre operações bancárias e depósitos feitos por uma empresa tida como laranja da Delta Construções.

    O relator Odair Cunha já havia dito que todo o material deve ser encaminhado ao Ministério Público para uma possível continuação das investigações. Também serão enviados sigilos fiscais, telefônicos e bancários que não foram analisados, além de documentos já solicitados pela comissão e que ainda não chegaram ao Parlamento.

    Representação

    Também já está nas mãos do Ministério Público representação elaborada por parlamentares do PSDB, pedindo o prosseguimento das investigações sobre o envolvimento da Delta com o esquema do contraventor goiano.

    • Publicações54073
    • Seguidores268528
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cpi-do-cachoeira-volta-a-se-reunir-dia-20-para-leitura-de-relatorio-final/100178531

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)