Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Bancos poderão ser proibidos de exigir aplicação mínima na poupança

Publicado por Senado
há 11 anos

Os bancos poderão ser impedidos de exigir um valor mínimo para depósito ou retirada de aplicações em caderneta de poupança. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou em decisão terminativa, nesta terça-feira (18), projeto de lei ( PLS 315/2012) do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) que proíbe essa prática, sob o argumento de que essa é a opção de investimento mais simples e acessível ao poupador de baixa renda.

Na avaliação de Valadares, a exigência de um valor mínimo para abertura dessas contas acaba excluindo pequenos investidores, para quem esse tipo de aplicação representa a única forma de poupar algum dinheiro.

As ponderações apresentadas pelo autor acabaram convencendo o relator, senador José Agripino (DEM-RN), a recomendar sua aprovação.

"O espírito da caderneta de poupança, desde os seus primórdios, sempre foi o de propiciar uma alternativa simples e segura para o pequeno aplicador. A imposição de valores mínimos para a abertura desse tipo de conta é, portanto, em princípio, contrária a esse espírito", concluiu Agripino no parecer.

Permissivos

Segundo afirmou o relator, o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional – a quem caberia regulamentar a matéria – adotam uma postura permissiva quanto ao tema. Agripino observou que, a rigor, não há qualquer regra que permita ou limite esse tipo de cobrança.

“Mas existe um entendimento tácito de que é lícito cada instituição estabelecer um piso, a fim de cobrir custos operacionais, cabendo ao potencial cliente aceitar ou não a exigência”, esclareceu o relator em seguida.

Se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, a matéria seguirá direto para a Câmara dos Deputados. O relatório de José Agripino foi apresentado pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

  • Publicações54073
  • Seguidores268532
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações794
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bancos-poderao-ser-proibidos-de-exigir-aplicacao-minima-na-poupanca/100252294

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)