Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Proporcionalidade define composição da Mesa e das comissões

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    O Senado definirá, a partir de sexta-feira (1º), os nomes dos novos integrantes da Mesa e das comissões permanentes. Em ambos os casos, o critério que deve ser usado é o da proporcionalidade, com a atribuição dos cargos de acordo com o tamanho da bancada.

    Por tradição, a maior bancada indica o candidato a presidente da Casa, embora possa haver outras candidaturas. A eleição está marcada para as 10h desta sexta e logo depois devem ser escolhidos os demais integrantes da Mesa do Senado.

    Considerando o resultado das eleições de 2010, o PMDB e o PT são as maiores bancadas do Senado, com 21 e 14 cadeiras, respectivamente.

    A secretária-geral da Mesa do Senado, Claudia Lyra, explica que a ideia da proporcionalidade é manter o equilíbrio na Casa.

    - A intenção é fazer a composição da Mesa corresponder às forças políticas do Senado - afirmou.

    Previsão legal

    A proporcionalidade é prevista na Constituição Federal (art. 58), que determina que “na constituição das Mesas e de cada comissão, é assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa”.

    O Regimento Interno do Senado também confirma o princípio (art. 59), ao prever que “para os fins do cálculo de proporcionalidade, as bancadas partidárias são consideradas pelos seus quantitativos à data da diplomação”.

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações164
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proporcionalidade-define-composicao-da-mesa-e-das-comissoes/100317511

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)