Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Líderes terão de definir como apreciar vetos presidenciais

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Além de definir se votarão primeiro o Orçamento da União para 2013 ou os vetos presidenciais, os líderes partidários precisarão chegar a um entendimento, nos próximos dias, sobre outra questão polêmica: como colocar em votação os mais de 3200 vetos a dispositivos de 205 projetos de lei enviados à sanção presidencial. Desse total, 140 vetos referem-se ao Projeto de Lei do Senado 448/11, que regulamenta a distribuição à União, aos estados e aos municípios dos royalties derivados da produção de petróleo.

    Ao final da reunião de lideranças realizada nesta terça-feira (5), no gabinete da presidência do Senado, o líder do DEM na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO), defendeu não só a prioridade aos vetos, em relação ao Orçamento da União, mas também a votação de todos eles em apenas uma sessão do Congresso Nacional.

    – Poderíamos votar todos os vetos em bloco, com exceção de cinco ou seis que seriam definidos pelas lideranças e teriam votação individual – propôs Caiado.

    Entre os cinco ou seis projetos vetados, segundo a proposta da oposição, deverá estar o que regulamenta a distribuição de royalties. Ao sancionar o projeto, no final do ano passado, a presidente Dilma Rousseff vetou os dispositivos que prejudicariam os estados produtores de petróleo, especialmente Rio de Janeiro e Espírito Santo, com a redistribuição de royalties obtidos inclusive na produção de poços licitados anteriormente, sob o regime de concessão.

    Também presente à reunião, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), afirmou que a prioridade do Congresso neste início de 2013 deve ser a votação do Orçamento da União.

    – Não estamos discutindo os vetos agora – disse Eunício.

    Segundo o artigo 104 do Regimento Comum do Congresso Nacional, deve ser criada uma comissão mista de três senadores e três deputados para analisar cada veto presidencial. A comissão terá prazo de 20 dias para apresentar seu relatório, a ser submetido ao Plenário. Além disso, é necessário levar em conta a cronologia da leitura dos vetos presidenciais. Ou seja, os vetos mais antigos devem ser votados primeiro.

    Para que a votação individual de cada um dos vetos não acabe paralisando as demais atividades do Congresso, existem algumas alternativas em estudo. Entre elas a que prevê a elaboração de um calendário de votações, com pauta pré-definida, e a análise em bloco de vetos presidenciais – apesar de blocos menores, de 100 a 200 vetos em cada sessão conjunta. Outra alternativa, como relatou Caiado, é a de votar a maioria dos vetos em bloco, deixando apenas alguns para serem apreciados individualmente.

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações86
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lideres-terao-de-definir-como-apreciar-vetos-presidenciais/100328765

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)