Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Construtoras que executam transposição do São Francisco explicarão no Senado o atraso nas obras

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    A comissão especial externa que acompanha as obras da transposição do Rio São Francisco receberá na próxima terça-feira (19), em audiência pública, representantes de 12 empreiteiras contratadas para realizar os serviços. Na reunião, a partir das 15h, os senadores devem indagar os convidados sobre os motivos do atraso das obras, agora com fim previsto para 2015, ultrapassando em três anos o prazo fixado no cronograma inicial.

    O novo prazo foi confirmado pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, durante audiência que a comissão realizou em novembro passado. No mesmo dia, técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) alertaram que essa meta é possível de ser alcançada, mas depende de melhoria na gestão dos contratos por parte do ministério e reforço na supervisão das obras.

    A comissão especial foi criada em novembro, pouco depois da divulgação de relatório do TCU apontando problemas. Então, apenas 43% das obras haviam sido concluídas. Dos nove lotes, quatro se encontravam paralisados. Nesses, as empresas alegaram impossibilidade de cumprir os contratos porque os custos ultrapassaram os valores previstos.

    Quem preside a comissão especial é o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Na relatoria está o senador Humberto Costa (PT-PE), que deve apontar no documento final soluções que permitam acelerar o cronograma. Além de ouvir autoridades e empresas envolvidas, em março a comissão deve ainda vistoriar trechos das obras.

    A integração do rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste visa levar água a municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O projeto inclui a construção de 700 quilômetros de canais, além de adutoras. Está orçado atualmente em R$ 8,2 bilhões, ante um custo inicial estimado em R$ 4,8 bilhões.

    O projeto foi iniciado em 2007, durante o governo Lula, tendo desde seu início constado da lista de prioridades do Programa de Aceleracao do Crescimento (PAC).

    • Publicações54073
    • Seguidores268530
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2213
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/construtoras-que-executam-transposicao-do-sao-francisco-explicarao-no-senado-o-atraso-nas-obras/100342168

    Informações relacionadas

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 6 anos

    Comissão da transposição do São Francisco ouve órgãos responsáveis pelas bacias da região

    Thais Mori Pandolfi, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Cessão de Crédito na Fase de Execução

    Petição - TRF01 - Ação Equilíbrio Financeiro - Procedimento Comum Cível - de Paulista de Construcoes e Comercio, Somague Engenharia do Brasil e Consorcio Sao Francisco Leste contra União Federal

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Coloquei como profissão Analista de Riscos, mas como não reconheceu, coloquei Padeiro.
    Padeiros sabem exatamente quanto demora o tempo de suas tarefas. Mestres controladores do tempo.
    Essa obra é uma piada do PT. Roubaram tanto que foram chamando os diversos ganhadores, chegando ao "quarto" colocado!!! Absurdo!
    Aí, o capitão vai chegar, colocar uma usina-piloto com Israel para desalinizar a água do mar. Problema resolvido!
    Vamos esperar para ver o que acontecerá.
    Notar que é muito suspeito um petista no comando desta "comissão". Tem treta aí... continuar lendo