Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Antonio Carlos Valadares defende PT e critica PSDB

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Relatando que pretendia tratar de outro tema, a Campanha da Fraternidade de 2013, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) decidiu participar do debate que dominou grande parte dos discursos em Plenário nesta quarta-feira (20), sobre os mandatos do PT na Presidência da República. Ele criticou os governos anteriores, do PSDB, e ressaltou os avanços alcançados nos governos de Lula e Dilma Rousseff.

    Para Valadares, o debate deveria ter como ponto central o futuro do Brasil, mas, em uma casa política, é natural que a oposição queira exercer seu papel de criticar os erros do governo e que o governo tente mostrar o que tem feito pelo país.

    O senador lembrou o fato de a CPMF, criada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, ter sido extinta durante o governo Lula com o apoio do PSDB, que se beneficiou da contribuição durante anos. Valadares afirmou, ainda, que, durante o governo Lula não houve desvio do dinheiro para outras áreas, ao contrário do que alegou ter ocorrido anteriormente. A perda de recursos, segundo o senador, é razão para a crise por que passa a saúde no Brasil.

    Em aparte, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) argumentou que, apesar da perda de recursos, houve aumento na carga tributária, o que gerou maior arrecadação do Tesouro.

    O tema das privatizações também gerou discussão durante o pronunciamento. Valadares acusou o governo do PSDB de vender a Vale “a preço de banana”. Aloysio Nunes argumentou que o PT teve dez anos para apontar qualquer irregularidade e não o fez. Após alguns minutos de discussão, Valadares afirmou que as interrupções do colega faziam parte de uma estratégia política.

    Valadares encerrou o pronunciamento com a afirmação de que os governos do PT “edificaram a história do Brasil” e se voltaram essencialmente para o social e à valorização da democracia. Para o senador, o próximo passo é aprovar uma reforma política.

    - Só falta fazer uma reforma política. Se fizermos uma reforma política, nós alcançaremos um patamar elevado de melhor qualidade da representação popular.

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações233
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/antonio-carlos-valadares-defende-pt-e-critica-psdb/100353303

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)