Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Davim critica proposta de revalidação facilitada de diplomas estrangeiros

Publicado por Senado
há 11 anos

O senador Paulo Davim (PV-RN) criticou nesta terça-feira (2), a proposta de revalidação automática ou facilitada de diplomas de médicos estrangeiros ou brasileiros formados no exterior, em discussão no governo federal. A revalidação é uma das questões discutidas por médicos que participaram de mobilização no Senado pela manhã.

Paulo Davim disse que a justificativa de falta de médicos no Brasil não é válida. Ele informou que há, no país, 1,9 médico para cada mil habitantes, número maior que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde, de um médico para cada mil habitantes. O que falta, na opinião do senador, é uma política de descentralização do profissional, que interiorize a medicina.

- O que falta no Brasil é uma política de interiorização do profissional médico, até porque 70% dos médicos do Brasil moram e trabalham nas Regiões Sul e Sudeste - assinalou.

Para o senador, a falta de médicos no interior não justifica colocar a sociedade em risco com profissionais que podem não ser bem formados. Ele ressaltou que todos merecem acesso à saúde digna, intependentemente do local onde moram.

- Lá na minha região dizem que se um indivíduo está com uma doença, ele tem um problema. Mas se ele está com uma doença e tem um médico mal formado, ele tem dois problemas. E não queremos isso. Nós queremos soluções para os brasileiros que moram e vivem na periferia do Brasil - afirmou.

Um dos caminhos para essa solução, na opinião do senador, seria a criação da carreira de Estado para a saúde pública, o que já existe em outras áreas, como a magistratura e a Receita. A carreira federal traria a garantia do pagamento do salário, segurança que muitos médicos não têm nos municípios.

  • Publicações54073
  • Seguidores268534
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações162
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/davim-critica-proposta-de-revalidacao-facilitada-de-diplomas-estrangeiros/100432949

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)