Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Cyro Miranda quer explicações sobre correção do Enem

Publicado por Senado
há 11 anos

O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) afirmou, nesta terça-feira (2), que o ministro da educação, Aloizio Mercadante, deve explicações à sociedade brasileira após a divulgação de textos com erros de grafia como "trousse" e "enchergar" que ganharam nota máxima dos avaliadores no último Enem. Nos últimos dias ficaram famosas nas redes sociais as redações em que candidatos inseriram parágrafos com receita culinária e trecho do hino de um clube de futebol e, no entanto, foram aprovados.

- Aceitar uma receita de macarrão instantâneo ou o hino do Palmeiras e ainda atribuir notas que aprovam essas duas redações é, no mínimo, mais um atestado de incompetência do MEC na realização do Exame Nacional do Ensino Médio – protestou.

O senador destacou que a forma como é feita a correção do exame torna o resultado do Enem aleatório e sem sentido. Ele disse temer que, por trás dessa correção, haja um desejo eleitoral de melhorar a educação pela manipulação dos números.

- Como estão se sentido os alunos que procuram fazer as provas com esmero e capricho, mas descobrem que, para o MEC, sob o comando do ministro [Mercadante], nada disso importa? Vale tudo para mostrar alguma melhoria na educação brasileira! Mas ainda bem que temos a imprensa que não deixa passar esse tipo de manobra vexatória e vergonhosa – ressaltou.

Cyro afirmou que o PT, em seus dez anos de governo, não fez nada de expressivo para melhorar a educação. Ele sustenta que o MEC não tem a estrutura adequada para aplicar um exame de tamanha complexidade como o Enem.

Ele elencou problemas na aplicação da prova: quebras de sigilo, problemas de impressão, arbitrariedade na correção das redações.

- O Enem transformou-se num deboche, num atestado de incompetência dos governos do PT – acrescentou.

O senador destacou que a sociedade clama por seriedade e transparência e que o MEC está devendo para a população medidas sérias capazes de dar ao exame o respeito almejado por todos os brasileiros.

  • Publicações54073
  • Seguidores268528
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações124
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cyro-miranda-quer-explicacoes-sobre-correcao-do-enem/100433213

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)