Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Rollemberg pede esclarecimentos sobre investigação da Abin

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) cobrou esclarecimentos do governo sobre possível monitoramento do movimento sindical no porto de Suape, em Pernambuco, realizado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

    Na semana passada, ao comentar matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo sobre o tema, o parlamentar já havia dito que "não pode acreditar" que o governo esteja investigando reuniões do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, com representantes dos trabalhadores portuários.

    Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o senador comentou nova reportagem do periódico que afirma que documento sigiloso obtido pelo Estado confirmaria mobilização da Abin pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI) para monitorar portuários e sindicatos contrários à Medida Provisória 595, conhecida como MP dos Portos.

    O senador observou que o chefe da GSI, General José Elito Carvalho disse na semana passada que a informação é mentirosa.

    – Eu quero aqui manifestar a minha crença, a minha convicção de que o governo presidido pela presidente Dilma, que lutou pela construção da democracia no país, jamais admitiria algo como relata essa matéria. Esperamos que toda a ação do GSI e da Abin estejam nos estritos limites da legislação. É da maior importância o esclarecimento completo dessas informações para que não paire dúvida alguma - disse Rollemberg.

    O senador ressaltou mais uma vez que as posições manifestadas por Eduardo Campos sobre a MP dos Portos são "públicas, cristalinas e transparentes". Rollemberg afirmou ainda que seria inadmissível que o governo utilizasse instrumentos de estado para atividades ilegais.

    Em aparte, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) informou que vai protocolar requerimento para convocar diretores da Abin e o chefe da GSI para prestarem esclarecimentos aos senadores da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rollemberg-pede-esclarecimentos-sobre-investigacao-da-abin/100446036

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)