Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Paulo Davim lembra importância de medidas educativas no combate ao câncer

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Em pronunciamento nesta terça-feira (9), o senador Paulo Davim (PV-RN) chamou a atenção para a importância de medidas educativas que permitam a detecção precoce do câncer, salientando que o auto-exame da mama tem facilitado o diagnóstico precoce da doença nas mulheres.

    Paulo Davim, que é médico, saudou a passagem do Dia Mundial de Combate ao Câncer, no último dia 8, lembrando que a data foi instituída para chamar a atenção dos governos para a implementação de políticas de prevenção e tratamento da patologia.

    Anualmente, estima-se que sejam diagnosticados mais de 12 milhões de casos de câncer em todo o mundo, dos quais quase 8 milhões levam à morte, que poderia ser evitada se a doença fosse diagnosticada e tratada com antecedência, disse Paulo Davim.

    No Brasil, afirmou, o combate ao câncer passa por um momento difícil, pois são poucos os hospitais públicos que dispõem de serviços de oncologia para diagnosticar o tratamento e fazer os devidos acompanhamentos.

    Só em 2012, foram detectados mais de 52.800 casos de câncer de mama, com risco estimado de 52 casos a cada mil mulheres, e a perspectiva é que em 2013 sejam diagnosticados mais de 500 mil novos casos, disse Paulo Davim.

    - O câncer é realmente uma patologia que merece toda a atenção das autoridades sanitárias do Brasil e do mundo - disse Paulo Davim.

    O senador disse ainda que o câncer é a segunda causa de morte no Brasil, estando atrás apenas das mortes por doenças coronarianas.

    • Publicações54073
    • Seguidores268531
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/paulo-davim-lembra-importancia-de-medidas-educativas-no-combate-ao-cancer/100446119

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)