Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pedro Taques defende maior participação popular na democracia

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Em discurso no Plenário nesta terça-feira (30), o senador Pedro Taques (PDT-MT) defendeu uma maior participação popular no exercício da democracia. Segundo o senador, a efetiva troca de argumentos entre os cidadãos e seus representantes e a busca de novos rumos da democracia representativa são desafios para o Parlamento brasileiro.

    O senador disse que tem procurado apresentar projetos com o intuito de fornecer ao cidadão instrumentos que fortaleçam a democracia e a participação popular no processo legislativo. Taques destacou o projeto de resolução do Senado 8/2013, que limita as votações secretas de deputados e senadores.

    Pelo projeto, a regra passa a ser o voto aberto e público, inclusive para escolha dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. Taques disse que o eleitor tem o direito de saber como o parlamentar está votando.

    – Se o deputado ou senador destoa do pensamento de seu eleitorado, será punido nas urnas por essa falta – disse Taques.

    O senador destacou que mais de 350 mil brasileiros já assinaram um abaixo-assinado digital pedindo o voto aberto no Congresso Nacional. A meta, de acordo com Taques, é atingir meio milhão de assinaturas.

    – Creio que essa Casa está pronta para atender o anseio popular – declarou.

    Outro projeto apresentado pelo Senador é o PRS 19/2013, que busca garantir uma maior participação dos cidadãos nas decisões do Senado e no controle social, trazendo a democracia direta para o Congresso, com a participação on line de cidadãos por meio de propostas legislativas ou de fiscalização.

    Taques elogiou o e-Cidadania, espaço institucional on line de participação política disponível no site do Senado para que o cidadão possa colaborar com o processo de atuação parlamentar e legislativa, inclusive propondo matérias e fazendo críticas. O senador, no entanto, lamentou a pouca divulgação do sistema.

    – O cidadão tem o direito de participar das decisões da Nação. Creio que a medida incrementará os instrumentos de participação no debate – afirmou.

    Taques ainda defendeu a Proposta de Emenda à Constituição 15/2013, também de sua autoria, que estende aos cidadãos o poder de solicitar urgência para projetos analisados pelo Congresso Nacional. Pela proposta, a urgência poderá ser solicitada por 1% do eleitorado brasileiro, representado em pelo menos cinco estados.

    Em aparte, a senadora Ana Amélia (PP-RS) elogiou o pronunciamento do colega e reconheceu a necessidade de mais participação popular e mais transparência nos votos dos parlamentares. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) parabenizou as iniciativas de Taques, reconheceu a necessidade de maior amadurecimento democrático e chegou a defender uma miniconstituinte para a reforma política.

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações88
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pedro-taques-defende-maior-participacao-popular-na-democracia/100488354

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)