Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Alvaro Dias denuncia invasão de propriedades produtivas no Oeste do Paraná

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Em pronunciamento nesta quarta-feira (8), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) denunciou a invasão de terras produtivas no Oeste do Paraná. De acordo com o parlamentar, essas invasões têm sido praticadas por índios vindos de outros estados e até de outros países e têm sido incentivadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

    Alvaro Dias disse ter recebido um estudo documentado sobre a invasão das terras, elaborado por entidades de trabalhadores e proprietários de terras dos municípios de Palotina e Guairá. As informações indicam que “índios e pessoas que se travestem de índios, provenientes de outros países e aldeamentos dos demais estados da federação”, têm invadido propriedades de terra da região Oeste do estado.

    - A manipulação é outro ingrediente explosivo presente nessa questão. É público e notório que índios estão sendo importados, especialmente do Paraguai, e alocados de reservas indígenas já homologadas – afirmou o parlamentar.

    De acordo com o representante paranaense, as invasões se dão em áreas urbanas e rurais, sobretudo das cidades de Guaíra e Terra Roxa, e seguem na direção de Palotina, Mercedes, Santa Helena e Francisco Alves. Os invasores, acrescentou, não falam português, mas guarani e castelhano.

    O senador soube de denúncias segundo as quais a Funai tem promovido essas invasões, trazendo índios guaranis do Paraguai.

    - A Funai, que é um órgão público, que é um órgão do governo, trabalhando para tumultuar o processo produtivo – indignou-se. De acordo com ele, o clima reinante nestes municípios é de enorme preocupação.

    O parlamentar pediu a reintegração imediata da posse das áreas invadidas; a imposição da lei aos invasores; a retirada de índios estrangeiros e de pertencentes às reservas já homologadas; indenizações justas e corretas nos casos onde se façam necessárias as desapropriações de terras; e a criação de órgão estadual para gerir a questão indígena e quilombola.

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações132
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alvaro-dias-denuncia-invasao-de-propriedades-produtivas-no-oeste-do-parana/100502524

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)