Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aprovado na CAS projeto que isenta do Imposto de Renda a aposentadoria dos doentes de Crohn

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Os portadores da doença de Crohn - um tipo de inflamação intestinal crônica - poderão ficar isentos do pagamento de imposto de renda sobre rendimentos oriundos de aposentadoria ou reforma. Projeto de lei com esse objetivo, do ex-senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), foi aprovado nessa quarta-feira (9) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A matéria ainda será examinada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa, antes de ser enviada à Câmara dos Deputados.

    Em seu parecer pela aprovação do projeto de lei do Senado ( PLS 80/2010 ), a senadora Ana Amélia (PP-RS) explicou que a doença de Crohn é uma inflamação intestinal crônica e, em certos casos, torna-se grave e de difícil tratamento e controle, o que causa prejuízo à qualidade de vida dos seus portadores.

    Na opinião da relatora, a proposta vai contribuir para que as pessoas acometidas desse mal possam melhorar suas condições financeiras e arcar com as despesas do tratamento. A senadora observou ainda que o benefício se faz necessário uma vez que as políticas públicas nem sempre atendem adequadamente os enfermos, apesar de a Constituição garantir assistência integral e universal à saúde, o que inclui assistência farmacêutica.

    De acordo com o texto inicial de Sérgio Zambiasi, ficariam isentos do imposto de renda também os rendimentos dos trabalhadores em atividade portadores das doenças indicadas no artigo 6º da lei que trata do Imposto de Renda (L ei 7.713/1988 ). O então senador argumentou, ao apresentar a proposta, ser importante a isenção, tanto para os aposentados, com para os que estão em atividade, em razão da gravidade da doença de Crohn e dos altos custos para o tratamento.

    No entanto, a relatora da matéria na CAS, senadora Ana Amélia preferiu não incluir esses trabalhadores entre os beneficiados com a isenção por entender que a renúncia fiscal seria de tal monta que poderia comprometer a execução de ações e políticas públicas importantes.

    • Publicações54073
    • Seguidores268531
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2655
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovado-na-cas-projeto-que-isenta-do-imposto-de-renda-a-aposentadoria-dos-doentes-de-crohn/100504332

    Informações relacionadas

    Advogado Atualizado, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    Modelo de Petição Previdenciária

    Alice Jefferson, Estudante de Direito
    Artigoshá 7 anos

    Empregabilidade, Doença de Crohn e Preconceito

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 15 anos

    Seguridade aprova inclusão de 25 doenças em lista de isenção do IR

    Seguridade aprova inclusão de 25 doenças em lista de isenção do IR

    Patrícia Adriani Hoch, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Direito Militar: Conversão em pecúnia de férias não-gozadas de recruta

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Doenca de crohn tem direito a aposentadoria continuar lendo

    Portador da doença de chron tem direitos Quais?
    Sou portadora, com a doença grave e incapacidade de vida social, muita dor, desconforto, muitos remédios
    Preciso de ajuda pra saber direitos que tenho para me assegurar continuar lendo

    Tenho doença de crohn. Sinto dores horríveis. Isenção deveria ser para todos. Com a pandemia tive que cancelar meu plano de saúde. E o governo cobrando IRRF sem correção da tabela há anos.
    Lembrando que militares podem de aposentar com doença de crohn. Porque essa diferença? continuar lendo