Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Senado lança novo Portal da Transparência

Publicado por Senado
há 11 anos

Comemorando um ano da entrada em vigor da Lei de Acesso a informacao (LAI), o presidente do Senado, Renan Calheiros, apresentou nesta sexta-feira (17) relatório anual sobre a aplicação da lei e lançou o novo Portal da Transparência da Casa, durante solenidade realizada na sala de audiências da Presidência. O portal passou se chamar Portal da Transparência e Controle Social.

Com mais recursos e interatividade, a nova interface do portal, criado em 2009, é mais funcional e amigável e permite que o internauta acesse todas as informações da Casa com apenas três cliques. A facilidade de acesso pelo cidadão e o compromisso do Senado com a transparência foram destacados por Renan Calheiros:

- Gradualmente, nós estamos incluindo todas as informações, mas com o que já temos até aqui nós podemos garantir que temos a instituição mais transparente de todos os parlamentos na América do Sul.

Portal

Logo na primeira página do portal, estarão disponíveis as informações mais demandadas pelos cidadãos. A partir delas, os interessados poderão fazer filtragens e cruzamentos de dados conforme suas necessidades. O trabalho da reformulação do portal foi feito por equipe do próprio Senado e integrou todos os setores da Casa.

A pesquisa por leis também está mais fácil. O novo modelo reúne toda a legislação referente às informações disponíveis no portal. Haverá um link específico para as normas relativas aos senadores, permitindo mais transparência e economia de tempo para quem consulta.

A nova interface traz ainda um campo específico que permite ao cidadão participar e exercer o controle social. Recursos como o serviço telefônico Alô Senado (0800-612211), o e-Cidadania e o Data Senado estarão integrados, possibilitando sugestões, críticas e até a apresentação de projetos de lei.

O cidadão também poderá encontrar informações sobre imóveis funcionais e viagens oficiais, além de normas referentes aos senadores quanto às cotas de impressão e despesas com combustível, correios, diárias e atendimento médico. O portal ainda vai facilitar a consulta sobre compras, licitações, distribuição de funções comissionadas e concursos públicos.

Relatório

Neste primeiro ano de vigência da LAI, o Senado recebeu 26.080 pedidos de informação. Desses, 1.372 pedidos demandaram pesquisa e/ou organização e apenas 15 pedidos não foram respondidos, por se tratarem de informações de caráter sigiloso.

Em sua maioria, os pedidos versaram sobre assuntos administrativos. O tempo médio de atendimento foi de dez dias para os casos em que as demandas exigiram pesquisa. Esse prazo é menor do que o limite determinado na lei, que é de 20 dias, sendo possível a prorrogação por mais dez.

Ampliação da transparência

Para garantir a ampliação dos instrumentos de transparência oferecidos ao cidadão, várias outras ações foram realizadas este ano. Em fevereiro, foi criada a Secretaria de Transparência, à qual compete atuar para garantir o acesso aos dados, informações e documentos de interesse coletivo ou geral, produzidos ou custodiados pelo Senado, e também prover o apoio técnico ao Conselho de Transparência e Controle Social.

Já em abril de 2013, foi instalado o Conselho de Transparência, com funções de debater e propor ações que disseminem o acesso à informação pública, estimulando a cultura de transparência e controle social no Brasil. O Conselho, que fez a primeira reunião nesta semana, também tem entre suas atribuições sugerir projetos e ações prioritárias acerca desses temas. Ainda pode propor parâmetros de transparência na prestação de contas à sociedade.

Outras ações para atender a lei foram a regulamentação da lei no âmbito do Senado; a criação da Comissão Permanente de Acesso a Documentos do Senado Federal; a instituição do Sistema Integrado de Informação ao Cidadão do Senado Federal; a instalação do Balcão de Informações do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC); a disponibilização de informações em formato de “dados abertos”.

Canais

O Senado já divulgava informações antes mesmo de a lei entrar em vigor. De acordo com a Diretoria-Geral, 90% das informações já se encontravam disponíveis. Renan Calheiros frisou esse dado, rebatendo críticas à suposta falta de transparência da Casa.

- A agilidade e quantidade das informações prestadas falam por si só, demonstrando que, ao contrário do que se propala, o Senado não era uma caixa preta.

Além do Portal da Transparência, o cidadão pode solicitar informações por meio de outros canais como a Ouvidoria, Serviço de Informação do Cidadão (SIC) e o Alô Senado.

  • Publicações54073
  • Seguidores268534
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações118
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senado-lanca-novo-portal-da-transparencia/100519116

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)