Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aprovada na CAE segunda isenção do Imposto de Renda na venda de imóvel residencial novo

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou projeto ( PLS 604/2011), do senador licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ), que assegura durante cinco anos a segunda isenção do Imposto de Renda na venda de imóvel residencial.

    Atualmente, o dono de imóvel residencial já é isento de pagar Imposto de Renda sobre o ganho obtido com a venda desse bem se utilizar o dinheiro para comprar outra moradia dentro de até 180 dias. Mas é uma faculdade restrita a uma única vez no prazo de cinco anos.

    O PLS 604/2011 não isenta totalmente o contribuinte nessa segunda operação. Haverá um desconto de 50% sobre o valor do imposto apurado sobre o ganho obtido. Além disso, condiciona a concessão do abatimento exclusivamente aos casos em que o vendedor aplicar o dinheiro da venda, em até 180 dias, na aquisição de imóvel residencial novo. Na primeira vez, a escolha pode ser tanto por imóvel novo como usado.

    O projeto foi relatado favoravelmente pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO). Aprovado em decisão terminativa, o texto pode seguir diretamente para exame na Câmara dos Deputados se não houver recurso para exame pelo Plenário do Senado.

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações407
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovada-na-cae-segunda-isencao-do-imposto-de-renda-na-venda-de-imovel-residencial-novo/100524644

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)