Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CE discute o futuro da educação superior no Brasil e nos Estados Unidos

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realizou, nesta quarta-feira (5), o colóquio “O futuro da educação superior no Brasil e nos Estados Unidos: Ciência sem Fronteiras e democratização do ensino superior”.

    Durante a reunião, presidida pela vice-presidente da CE, senadora Ana Amélia (PP-RS), foram apresentados dados do programa Ciência Sem Fronteira e ouvidos representantes da Universidade do Texas, instituição com a qual a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) firmou acordo para receber estudantes brasileiros.

    O programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, financia o intercâmbio de estudantes brasileiros para universidades no exterior nas áreas de ciência e tecnologia. O projeto prevê a concessão de até 101 mil bolsas em quatro anos para alunos de graduação e pós-graduação.

    Como primeiro palestrante, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herrman Benjamin, destacou a importância para o Brasil do Programa Ciência Sem Fronteiras.

    Na avaliação de Herman Benjamim, uma das inovações mais importantes do programa é a disponibilização de bolsas de estudo de um ano para alunos de graduação, chamadas de "bolsa sanduiche". Anteriormente, o governo somente patrocinava cursos de pós-graduação no exterior.

    — Este programa muda o paradigma atual das políticas públicas na área de educação, uma vez que o investimento que se está fazendo não é para a próxima eleição, mas sim para o futuro — disse.

    Após a exposição de Herman Benjamim, o reitor da Universidade do Texas, William C. Powers, discorreu sobre a evolução das universidades nos Estados Unidos, desde o século XVII, quando se deu a fundação da Universidade de Harvard, até os dias atuais.

    Falando da Universidade do Texas, William C. Powers, observou que a instituição, mesmo sendo pública, recebeu, no ano passado, apenas 12,5% de seus recursos do governo, sendo a maior parte obtida de outras fontes, como doações filantrópicas, por exemplo.

    Já o diretor da Faculdade de Geociências da Universidade do Texas, William Fisher, salientou o importante papel desempenhado por sua instituição na formação de pesquisadores brasileiros desde a década de 70. Segundo, lembrou, o geólogo brasileiro principal responsável pela descoberta do pré-sal — o ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella — adquiriu boa parte de sua formação nos bancos da Faculdade de Geociências da Universidade do Texas.

    Falaram ainda sobre o Programa Ciência Sem Fronteiras a diretora de Relações Internacionais da CAPES, Denise Neddermeyer, e o coordenador-geral de Programas de Pesquisa em Ciências Exatas, Alexandre Garcia.

    Após o termino da reunião, foi realizada, no Salão Negro do Congresso Nacional, cerimônia de assinatura do memorando de entendimento do Programa Ciência Sem Fronteiras, entre a CAPES e a Universidade to Texas.

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ce-discute-o-futuro-da-educacao-superior-no-brasil-e-nos-estados-unidos/100549595

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)