Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Estudantes pedem 100% dos royalties do petróleo para a educação

Publicado por Senado
há 11 anos

Às 11h desta quinta-feira (27), manifestantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) se aglomeraram em frente ao Congresso para pedir que o Legislativo destine 100% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para investimentos em educação pública. A Polícia Militar estimou o conjunto em 500 manifestantes.

Recebidos pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), representantes da UNE e a Ubes dizem que sua pauta de reivindicações abrange, além do dinheiro para educação, as bandeiras dos protestos que têm tomado as ruas brasileiras nos últimos dias, como a saída do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara (CDMH) e a criação do Passe Livre para os estudantes no transporte público.

O Plenário do Senado já aprovou regime de urgência para a votação do projeto que a Câmara acaba de enviar à Casa para uma nova distribuição dos royalties do petróleo. O texto destina 75% desses recursos à educação pública, com prioridade para a educação básica, e 25% à saúde.

A Câmara também decidiu destinar à educação 50% de todos os recursos recebidos pelo Fundo Social do Pré-Sal. E isso até que sejam alcançadas as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê o alcance, em dez anos, de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) aplicados na educação.

  • Publicações54073
  • Seguidores268534
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações63
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudantes-pedem-100-dos-royalties-do-petroleo-para-a-educacao/100583402

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)