Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Suplicy quer plebiscito sobre reforma política já em agosto

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Ao apoiar a proposta de realização de um plebiscito sobre a reforma política, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que o ideal seria realizar a consulta popular já em agosto deste ano. Ele explicou que as mudanças teriam de virar lei um ano antes para serem válidas para as eleições de outubro de 2014.

    - O mais rápido e eficiente será que possamos realizar um plebiscito ainda em agosto, de tal forma a podermos realizar as propostas de reforma política até o início de outubro, para valer nas eleições de 2014 – disse.

    Suplicy sugeriu que o plebiscito apresente ao eleitorado perguntas sofre o chamado recall de mandatos, eleições diretas para suplentes de senadores, subscrição eletrônica para projetos de lei de iniciativa popular, prévias partidárias e prestação de contas em tempo real de candidatos, partidos e coligações durante as campanhas eleitorais.

    O senador aproveitou para registrar os projetos que ele já apresentou que tratam desses e outros temas da reforma política: PECs 73/2005, 55/2007 e 23/2011 e PLSs 84/2011 e 280/2012.

    Suplicy também elogiou artigo do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, publicado no jornal Folha de S.Paulo e intitulado “Bem, justiça e tolerância”.

    - Barroso falou dos seus compromissos filosóficos, políticos e de respeito à Constituição, quando, ao final, diz que crê no bem, na justiça e na tolerância como valores filosóficos essenciais; na educação, na igualdade, no trabalho e na livre iniciativa como valores fundamentais; e no constitucionalismo democrático como forma institucional ideal – resumiu o senador.

    • Publicações54073
    • Seguidores268531
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suplicy-quer-plebiscito-sobre-reforma-politica-ja-em-agosto/100583988

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)