jusbrasil.com.br
17 de Agosto de 2019

Suplicy defende asilo para Edward Snowden no Brasil

Senado
Publicado por Senado
há 6 anos

Em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (8), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu a cencessão de asilo pelo governo brasileiro a Edward Snowden, ex-técnico da CIA, que denunciou a espionagem dos Estados Unidos em comunicações e tráfego de informações, inclusive no Brasil.

- Considero adequado que se conceda asilo a Edward Snowden, que foi a pessoa responsável pela revelação deste procedimento do governo norte-americano com respeito à violação de direitos de cidadãos brasileiros - disse.

Suplicy manifestou o seu apoio à iniciativa de outros senadores que solicitaram a presença do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, na Comissão de Relação Exteriores, além de outras autoridades, para explicar em que medida e como estariam sendo violados os direitos de brasileiros com respeito às comunicações.

- É muito importante que o Congresso Nacional tenha, o quanto antes, também os esclarecimentos solicitados junto ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon - acrescentou.

O parlamentar ainda elogiou a iniciativa do governo federal, após as denúncias sobre a invasão de milhões de e-mails e telefonemas no Brasil, da abertura de investigação para apurar o suposto envolvimento de empresas de telecomunicações.

O senador destacou a necessidade de aprimoramento da legislação para garantir o sigilo de dados na internet e a atuação em esferas internacionais para reforçar a segurança cibernética.

Suplicy reiterou sua solidariedade aos norte-americanos vítimas de terrorismo, caso do atentado às torres do World Trade Center, em 2001, e na maratona de Boston, este ano; mas reprovou a espionagem do governo norte-americano, que desrespeita a privacidade.

- É importante que, para prevenir ações daquela natureza, não estejam os Estados Unidos a invadir e violar os direitos dos cidadãos em outros países - assinalou.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)