Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Violência doméstica poderá ser considerado crime de tortura

Publicado por Senado
há 11 anos

Um dos 13 projetos de lei apresentados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) de Violência Contra a Mulher é o PLS 293/2013 , que torna crime de tortura a submissão de pessoa à situação de violência doméstica ou familiar. A matéria será encaminhada para análise de comissões permanentes da Casa, ainda a serem definidas, antes de seguir para votação em Plenário.

VEJA MAIS Previdência poderá pagar auxílio transitório a mulheres vítimas de agressão CPMI propõe leis e ações do poder público para reduzir violência contra mulheres Crime de feminicídio poderá ser incluído no Código Penal Participação de mulheres e minorias poderá ser tema da reforma política Vítimas de violência doméstica podem ter atendimento especializado no SUS

A proposta altera a Lei de Crimes de Tortura (Lei 9.455/1997 ) para incluir a discriminação de gênero como caracterizante de tortura. A lei já define como crime de tortura o constrangimento de pessoa “com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental”.

A Lei 9.455/1997 prevê penas de reclusão de dois a oito anos para crimes de tortura. O PLS 293/2013 também acrescenta à norma que farão jus a essa pena quem, em qualquer relação familiar ou afetiva, vivendo ou não sob o mesmo teto, submeter alguém a intenso sofrimento físico ou mental como forma de exercer domínio, “com emprego de violência ou grave ameaça”.

A CPMI da Violência contra a Mulher foi presidida pela deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG) e teve como relatora a senadora Ana Rita (PT-ES), que elaborou relatório final com mais de mil páginas, incluindo 13 projetos de lei, um projeto de resolução do Congresso Nacional e recomendações aos Poderes Judiciário e Executivo e ao Ministério Público.

  • Publicações54073
  • Seguidores268534
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações751
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/violencia-domestica-podera-ser-considerado-crime-de-tortura/100613182

Informações relacionadas

Thaisa Figueiredo Lenzi, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Medida protetiva de urgência

Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
Modeloshá 6 anos

Modelo Petição atos atentatórios a dignidade da justiça , litigância de ma fé e atos atentatórios ao exercício da juridição

Justiça condena pai que omitiu renda para não pagar alimentos a filha

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Tortura castigo se caracteriza em relação circunstancial de poder

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)