Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CCT aprova ampliação de sigilo prévio a registro de desenho industrial

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Vital do Rego defende ampliação do prazo de sigilo para registro de desenho industrial

    VEJA MAIS CCT pode votar projeto que regulamenta contratos de fidelização de telefonia

    O prazo de sigilo do pedido de registro de desenho industrial poderá ser ampliado de seis meses para até um ano. A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou, em reunião encerrada há pouco nesta terça-feira (20), projeto de lei ( PLS 461/2012) do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que dilata esse prazo, contado a partir da data de depósito do pedido.

    “Com o aumento do prazo para até um ano, pretende-se propiciar oportunidade para maior proteção internacional aos desenhos industriais registrados no Brasil”, explicou o relator, senador José Agripino (DEM-RN), no parecer pela aprovação da medida.

    Valdir Raupp argumentou, na justificação da proposta, que a extensão desse prazo estaria alinhada com a legislação de países com ampla experiência na questão da propriedade industrial, como Estados Unidos, Japão e países da União Europeia. O relator também está convencido de que a ampliação do sigilo prévio ao registro de desenho industrial não causa danos aos agentes econômicos envolvidos e pode ser interessante como estratégia de negócios.

    Passado o prazo de sigilo, o pedido de registro começa a ser processado. Sua extensão justifica-se, portanto, para proteger os interesses do depositante do desenho que também deseja registrá-lo em outros países. Isto porque, ao ser publicado o registro, o conteúdo que se pretende proteger perde o caráter inovativo, inviabilizando seu registro no exterior.

    O relatório foi lido pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), designado como relator ad hoc. Se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, a matéria será enviada, em seguida, à Câmara dos Deputados.

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações178
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cct-aprova-ampliacao-de-sigilo-previo-a-registro-de-desenho-industrial/100656307

    Informações relacionadas

    Espaço Vital
    Notíciashá 13 anos

    O dever de sigilo nas negociações coletivas

    Carlos Eduardo Vanin, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Acordo e convenção coletiva de trabalho

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)