Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

CE aprova insenção de direitos autorais por uso individual de TV e rádio em hotéis

Publicado por Senado
há 11 anos

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) aprovou, nesta terça-feira (27), proposta que isenta do pagamento de direitos autorais os hotéis, motéis e estabelecimentos afins que possuem receptores de rádio e televisão instalados em suas unidades de hospedagem individual.

Desde 1998, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou a admitir a cobrança destes estabelecimentos. Mas para a autora do PLS 206/2012, senadora Ana Amélia (PP-RS), o ato de utilização privada de televisores e rádios colocados à disposição dos ocupantes das unidades de hospedagem individual não poderia caracterizar execução pública de obra. Ana Amélia afirma que a cobrança deve valer apenas para a execução musical em saguões de hotéis e motéis.

Já aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), o projeto ainda deve ser analisado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

O presidente da CE e relator da proposta, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), concordou com a autora.

“Embora o estabelecimento, no seu conjunto, seja de utilização coletiva, a unidade em que se dá a hospedagem não tem essa característica. O mesmo, evidentemente, não se pode dizer dos saguões e demais espaços de uso coletivo de tais estabelecimentos”, afirmou Miranda.

Após a aprovação do PLS 206/2012, Ana Amélia ressaltou que a formulação da proposta decorre de questionamentos do setor de hotelaria da Serra Gaúcha. Segundo a senadora, uma das empresárias, Suzete Bertolucci, disse que se sentia roubada com o pagamento desses direitos autorais.

- Temos que acomodar os interesses, não só de um lado, mas ver também o outro lado da sociedade, que paga a conta, os consumidores e também os próprios empreendedores. – afirmou a senadora gaúcha.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) também apoiou o projeto.

- Às vezes com uma boa intenção se radicaliza tanto que se tem um mau resultado. Esse é o caso. Eu creio que é um bom projeto e quebra uma coisa absurda. Daqui a pouco você está em casa, numa festa, tocando uma música e vai ter que pagar direito autoral. – disse Cristovam.

Pagamento de Professores

O projeto que exclui o pagamento de professores dos limites de gastos com pessoal estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (PLS 14/2013) não foi votado por falta de quórum. Essa proposta e os demais projetos da pauta exigiam um quórum maior de senadores por terem decisão terminativa na CE, ou seja, a comissão é a última a deliberar sobre o projeto e não há necessidade de votação pelo Plenário da Casa, a não ser que seja apresentado recurso com esse objetivo.

  • Publicações54073
  • Seguidores268534
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações222
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ce-aprova-insencao-de-direitos-autorais-por-uso-individual-de-tv-e-radio-em-hoteis/100663571

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)