Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Suspensão de contrato de trabalho está na pauta da CAS

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deve votar, na quarta-feira (9), projeto do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que institui a suspensão de contrato de trabalho em caso de crise econômico-financeira da empresa. (PLS 62/2013).

    De acordo com o texto, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo de trabalho e concordância formal do empregado, o contrato de trabalho poderá ser suspenso por um período de dois a cinco meses nos seguintes casos: para participação do empregado em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador; quando o empregador, em razão de crise econômico-financeira, comprovadamente não puder manter o nível da produção ou o fornecimento de serviços.

    Durante o período de suspensão contratual o empregado fará jus aos benefícios voluntariamente concedidos pelo empregador.

    O projeto também propõe que o prazo limite de suspensão poderá ser prorrogado, devendo o empregador, quando se tratar de curso ou programa de qualificação profissional, arcar com o ônus correspondente ao valor da bolsa de qualificação profissional no respectivo período.

    Em seu voto favorável, o relator, senador Armando Monteiro (PTB-PE), afirmou que é importante legislar para o enfrentamento da crise quando ela ainda está começo ou é inexistente, "sem pressões ou atropelos que prejudicam a discussão".

    O parlamentar ainda destacou que não se trata de uma imposição do empregador, uma vez que as condições para a suspensão do contrato de trabalho deverão ser livremente negociadas no âmbito de convenção ou acordo coletivo de trabalho.

    A reunião é às 9h, na sala 9 da ala Senador Alexandre Costa. Se o texto for aprovado na CAS, não precisa ser votado em Plenário — a não ser que haja recurso para isso — e segue direto para a Câmara dos Deputados.

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações206
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspensao-de-contrato-de-trabalho-esta-na-pauta-da-cas/100702512

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)